Ação é destinada a especialistas que atendem turmas dos anos finais dos ensinos Médio e Fundamental
A Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, da Secretaria de Estado de Educação (SEE) realiza, em Governador Valadares, capacitação de Especialistas que atendem turmas dos anos finais dos ensinos Médio e Fundamental, com enfoque nas atribuições desses profissionais na rede estadual de Ensino.
São três dias de ações direcionadas a 182 Especialistas da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Governador Valadares. A primeira parte do encontro contemplou também 132 diretores das escolas estaduais da região. Abrindo os trabalhos, na segunda-feira (21/3), foi realizada uma roda de conversa, na Escola Estadual Professor Nelson de Sena, com alunos e professores de 18 escolas estaduais do município de Governador Valadares, coordenada pela diretora de Juventude da SEE, Priscylla Ferreira. A roda de conversa é um espaço de discussão onde são levantadas propostas para melhorias nas escolas através de diálogo entre professores e alunos.
No segundo dia do encontro, a Superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Cecília Resende, apresentou a Política Educacional do Governo do Estado para o Ensino Médio, contemplando as garantias do direito à aprendizagem, os itinerários pedagógicos (trajetórias educativas de estudantes, escolas e comunidades que, entrelaçadas, criam um ambiente pedagógico favorável ao diálogo com respeito à pluralidade cultural) e as políticas para juventude sob a perspectiva da inclusão.
As oficinas, com carga horária de 16 horas, foram divididas em dois temas: “As contribuições dos Especialistas em Educação Básica nas diferentes possibilidades de atendimento aos estudantes” e “PDI – Plano de Desenvolvimento Individual do Aluno no Sistema Educacional Especializado”. Esta segunda oficina se refere ao acompanhamento dos alunos com deficiência, alinhando-se ao parecer nº 05/11 do Conselho Nacional de Educação, que trata da reorganização do ensino médio.
Ana Cristina Marques Lemos, diretora da Escola Estadual Israel Pinheiro, de Governador Valadares, destacou a receptividade de diretores e especialistas à iniciativa da SEE. “O entusiasmo maior é a percepção de que a Secretaria de Estado de Educação veio trazendo propostas que agregam ao nosso cotidiano e o mais positivo é abertura ao diálogo”, pontuou ela.
Enedina Andrade Farias Matos, assessora pedagógica da SRE/Governador Valadares, ressaltou o envolvimento dos profissionais e alunos nas discussões promovidas pela SEE e o alto nível das conversas e oficinas.
Para Cecília Resende, o empenho da diretora Cláudia Maria de Souza Amorim Braga e dos servidores da SRE Governador Valadares garantiu a participação significativa de diretores e especialistas no evento.