Todos os cidadãos podem se cadastrar no portal para conhecer a versão preliminar da BNC e participar de sua elaboração
Até a próxima terça-feira (15/03), todos os cidadãos podem continuar enviando suas contribuições para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNC). O portal da Base, criado pelo Ministério da Educação, que até agora já contabilizou mais de 11 milhões de contribuições, é uma ferramenta para a construção democrática da versão final do documento, com ampla consulta à sociedade. Escolas públicas e particulares, professores, organizações da sociedade civil, pais e alunos podem enviar suas observações e propostas. O documento será um instrumento de referência para a construção do projeto Político-Pedagógico das escolas. O objetivo é que ele oriente a elaboração do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, públicas ou particulares.
As contribuições podem ser individuais ou coletivas, sejam originárias das redes de ensino ou de movimentos e organizações da sociedade civil. Também podem ter caráter geral ou tratar pontualmente de cada tema. A Secretaria de Educação reforça esta orientação do MEC, orientando as escolas estaduais mineiras, na construção de sua proposta, sobre a necessidade de análise dos princípios orientadores na Base, sua organização por áreas de conhecimento, os objetivos de aprendizagem das áreas específicas e os componentes curriculares que as compõem.
Para dar opiniões e apresentar propostas, basta fazer um cadastramento simples no portal da Base. Para cadastros individuais, professores e estudantes devem preencher dados como nome, CPF, cidade e estado. Para os de redes de ensino e organizações da sociedade, além dos dados das instituições, é necessário indicar um responsável. Para participarem, as escolas podem efetuar o cadastro no portal da Base, utilizando o código da escola e o CPF do diretor.
A Base Comum
A Base Nacional Comum Curricular é uma das estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para melhorar a educação básica, que abrange a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), deve ser entregue ao Conselho Nacional de Educação (CNE) até junho de 2016. A Base Nacional tem como objetivo estabelecer os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros devem obter em sua trajetória na educação básica e busca promover equidade na formação dos alunos e servirá de norte para os professores em sala de aula.
(Com informações do Ministério da Educação)