Parceria tem como foco estimular o ensino, a pesquisa e a extensão voltados para a implementação e avaliações de políticas educacionais

A Secretaria de Estado de Educação e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) assinaram nesta segunda-feira (07/03) um acordo de cooperação com o objetivo de estimular o ensino, a pesquisa e a extensão voltados para a implementação e avaliações de políticas educacionais. Assinaram o acordo a secretária de Educação, Macaé Evaristo, e o reitor, Jaime Arturo Ramirez.

“Temos uma longa história de cooperação entre a UFMG e o Estado, desde que assumi a Secretaria de Educação procurei a UFMG para empreender novas parcerias. Temos desafios de articulação em toda a educação básica, principalmente no ensino médio, mas, por meio desse termo de cooperação, esperamos criar possibilidades de introdução de programas de extensão e pesquisa voltados para a juventude”, afirmou Macaé Evaristo.

Assinatura do acordo aconteceu nessa segunda-feira.Foto: Foca Lisboa

Já o reitor destacou a oportunidade de estabelecer formalmente a parceria e ampliar algumas atividades já desenvolvidas no âmbito da UFMG e da Secretaria de Estado de Educação. “Partimos de um compromisso claro do ensino como um todo, que o Estado provê e a Universidade tem como enorme responsabilidade atuar em conjunto”, destacou.

O acordo prevê a identificação de programas e projetos de mútuo interesse que possam ser desenvolvidos com a equipe técnico-científica da UFMG, formada por professores, técnicos e estudantes, e que deverão ser formalizados por meio de instrumentos jurídicos específicos, acompanhados de plano de trabalho e detalhamento das ações e das transferências de recursos financeiros.

Durante a assinatura do acordo, Macaé lembrou do movimento Virada Educação Minas Gerais, que está dialogando com os estudantes de todo o Estado na busca por novas formas de tornar a escola mais atrativa e significativa para o jovem. “Essa parceria vem no sentido de reforçar o atendimento que precisamos oferecer aos jovens de nosso Estado”, concluiu.

Com informações da Pró-reitoria de Extensão da UFMG