Escolas estaduais estarão inseridas nas atividades desenvolvidas pelos municípios

A Tocha Olímpica passará por 35 cidades mineiras e para recepcioná-la os municípios estão se organizando e preparando diferentes atividades. Com o objetivo de alinhar as ações, foi realizada nesta quinta-feira (03/03) uma reunião com representantes de todas as cidades de Minas Gerais que participarão do Tour da Tocha. O encontro foi organizado pelo Núcleo de Articulação Minas 2016.

“Estamos alinhando as questões de saúde e segurança, mas essa primeira reunião é, principalmente, para entender as ações que eles estão desenvolvendo em suas cidades. Também pretendemos incentivá-los a trabalhar diferentes eixos da identidade mineira onde a educação, o turismo e a cultura estão presentes”, destaca o secretário Executivo da Secretaria Executiva do Núcleo de Articulação Minas 2016, Adenilson Sousa.

Cada município vai desenvolver um projeto e, em todos, as escolas municipais, estaduais e privadas estão inseridas. “Nós somos parceiros dos municípios. As nossas escolas irão participar de diferentes maneiras, seja com apresentações ou como plateia. As Superintendências Regionais de Ensino também estão auxiliando os municípios na criação de seus projetos”, conta a analista Educacional da Secretaria de Estado de Educação e representante da SEE pelo Núcleo de articulação Minas 2016, Celina Gontijo.

Reunião foi realizada nesta quinta-feira na Ciadade Administrativa. Foto: Osvaldo Afonso  Imprensa/ MG

 

No município de Leopoldina, o objetivo do projeto é aproveitar ao máximo as potencialidades do evento para envolver a comunidade. “A Tocha deve passar na nossa cidade lá pelas 11 horas, mas queremos começar as atividades bem mais cedo. Vamos realizar eventos esportivos e culturais. Como parte da divulgação, estamos levando as pessoas que vão carregar a Tocha para contar para os estudantes suas histórias. É uma forma de fazer com que os alunos se espelhem neles”, afirma o coordenador local da Tocha Olímpica no município , Wendell Nogueira. A Tocha passará pela cidade de Leopoldina no dia 16 de maio.

Já em Araxá a Tocha irá passar no dia 08 de maio e a cultura do município será ressaltada no evento. “Reunimos as secretarias de Esportes, Turismo e Educação e elaboramos o projeto baseado na história da nossa cidade. São 19 pontos de revezamentos e em dez deles vamos mostrar congados, escola de samba, entre outras atividades. As crianças e adolescentes de todas as escolas do município também participarão das atividades”, pontua a secretária Municipal de Educação, Gecí Glória Lemos.

O Tour da Tocha terá início no dia 21 de abril, ainda na Grécia, até chegar ao Brasil no dia 03 de maio. A chama olímpica inicia seu percurso por Minas Gerais no dia 7 de maio, na cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro, e conclui seu trajeto no dia 16 do mesmo mês, na cidade de Muriaé, na Zona da Mata.

Confira aqui as cidades mineiras que participarão do Tour da Tocha 

Tour da Tocha

O revezamento começa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em Olímpia, na Grécia. De lá, a chama Olímpica viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final. A essência do revezamento é passar a chama Olímpica de um condutor da tocha para outro, envolvendo todo o país no clima dos Jogos. A Tocha passará por mais de 300 cidades do Brasil.