Aulas começaram na terça-feira (01/03) na Escola Estadual Pedro II

A Escola Estadual Pedro II está acolhendo turma de 20 estudantes transgêneros que resolveram retomar e concluir o Ensino Médio ou que pretendem ingressar na universidade, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O projeto Trans ENEM BH é uma iniciativa da sociedade organizada, sob a coordenação da advogada, Adriana Ribeiro, e da assistente social, Ana Isabel Lemos.

Elas criaram o curso voltado para estudantes travestis e transexuais, que a partir deste ano conta com o apoio de infraestrutura e logístico da Secretaria de Estado da Educação (SEE), através da cessão do espaço para realização das aulas, do fornecimento de merenda escolar e de material pedagógico.

Os professores e monitores do curso são voluntários e receberam formação sobre as especificidades do público atendido e a importância do papel do educador no resgate da autoestima desses estudantes.

De acordo com a coordenadora de gênero e diversidade, da Coordenação de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, Dalcira Ferrão, o número de inscritos superou as expectativas. “Esta é a primeira iniciativa da SEE de aproximação da realidade de travestis e transexuais, possibilitando o acesso, permanência e a retomada do vínculo desses estudantes em nossas escolas”.

O Trans ENEM BH estuda a possibilidade de oferecer aulas não presenciais e à distância, para aqueles estudantes que não conseguiram vaga ou que residem fora de Belo Horizonte.

Todos os estudantes têm o direito ao uso do nome social garantido, em conformidade à sua identidade de gênero evitando situações de violências e constrangimentos: “Esse é um direito que a Secretaria de Estado da Educação está assegurando em toda sua rede de ensino. Estamos recebendo essa demanda, ainda de maneira pontual, inclusive do interior do Estado, e todas têm sido acatadas”, afirma Dalcira Ferrão.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, de 19h às 22h30, na Escola Estadual Pedro II.
Para mais informações sobre o projeto Trans ENEM BH:
https://m.facebook.com/transenembh/