Atendimento é feito por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS)

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) realizou nesta segunda-feira (29/02) a primeira roda de conversa com os diretores e vice-diretores das escolas que atendem as Unidades Socioeducativas, especialistas da Educação Básica e os diretores e pedagogos das Unidades Socioeducativas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. A roda de conversa foi um momento de escuta e troca de experiências entre a Secretaria e os demais profissionais.

Durante a abertura do encontro, a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça, ressaltou a importância do trabalho intersetorial para a melhoria da qualidade da educação. “Quero reafirmar a centralidade que esse atendimento ocupa em nossa política educacional. Estamos buscando um diálogo cada vez mais próximo com a Secretaria de  Estado de Defesa Social (SEDS) para fazer um trabalho intersetorial mais qualificado. Esse é um primeiro encontro no qual queremos escutar e configurar uma política de atendimento construída em conjunto”.

Em Roda de Conversa, profissionais foram divididos em grupos para discutir o dia a dia em suas escolas. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

O gerente de Formação Educacional da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas da SEDS, Edilton Araújo Rocha, destacou que a educação é um eixo muito importante para o cumprimento da medida socioeducativa. “Muitas vezes a gente se depara com muitos impasses do ponto de vista dos adolescentes que nós recebemos e criar um vínculo desses estudantes com a escola às vezes não é fácil. Por isso, a gente luta muito para a construção de algo que torne possível essa relação com a escola. É um marco a gente se reunir aqui para começar essas conversas e poder construir, posteriormente, uma proposta pedagógica mais conectada com a realidade dos estudantes”, pontuou Edilton.

Minas Gerais conta com 23 escolas estaduais que fazem o atendimento de cerca de 1900 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O atendimento educacional nas Unidades Socioeducativas se dá através de convênio entre SEE e a SEDS.

Cláudia Alves de Oliveira é diretora da Escola Estadual Jovem Protagonista, que atende cerca de 700 estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Para a gestora, o encontro realizado nesta segunda marca o início de uma mudança que vem desde o último ano. “Essa reunião é um marco para nós que atuamos no Sistema Socioeducativo. Há muito tempo buscávamos esse encontro, essa conversa e os olhares voltados para a educação no Socioeducativo. A minha expectativa é a melhor possível. Com esse novo governo eu só vejo coisas positivas”, afirmou.