Ao todo, cinco estudantes de escolas públicas mineiras participaram das atividades do Programa Jovens Embaixadores

Os 50 estudantes brasileiros que, no mês de janeiro, participaram de um intercâmbio nos Estados Unidos já estão de volta ao Brasil. Entre eles, está o aluno da rede estadual de ensino, Leonardo Rodrigues Resende, de 17 anos, que estuda na Escola Estadual Gregoriano Canedo, em Monte Carmelo. Ao todo, cinco estudantes de escolas públicas mineiras participaram das atividades do Programa Jovens Embaixadores.

Para Leonardo Rodrigues Resende, o intercâmbio foi muito enriquecedor. “A experiência foi, em resumo, algo maravilhoso, engrandecedor, que deixou saudades e me transformou muito. Entrar em contato não só com a cultura americana, mas também com a brasileira, foi algo único”, ressaltou.

O estudante também destacou uma das experiências que mais o marcou. “Em Washington, visitamos vários monumentos e memoriais, tal como o Lincoln Memorial, onde, na última semana, tivemos a oportunidade de ler discursos (escritos durante a viagem), inspirados no de Martin Luther King Jr., para outros intercâmbistas de países da Europa. Foi um momento maravilhoso, onde falamos sobre questões sociais que estão presentes em nossos cotidianos e, muitas vezes, talvez não damos importância, porque se transformaram em algo rotineiro”.

Jovens embaixadores mineiros e a Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil,Liliane Ayalde. Foto: Arquivo Pessoal Leonardo

Ao retornar para a escola, no último dia 11 de fevereiro, a pergunta mais ouvida por Leonardo foi: “Como foi lá?” e a resposta não poderia ser outra: “Eu dizia o quanto foi tudo perfeito.Ver o brilho nos olhos dos meus amigos, e até professores, quando eu mencionava assuntos tão corriqueiros nos EUA, como a neve. Foi maravilhoso”, conclui.

Durante o intercâmbio, os estudantes tiveram a oportunidade de frequentar aulas em escolas locais e interagir com estudantes americanos da mesma idade. Eles também participaram de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fizeram apresentações sobre o Brasil.

Além de Leonardo, a ex-aluna da Escola Estadual Governador Lacerda de Aguiar, no município de Itabirinha, Luísa Guerra da Silva Rocha, de 17 anos, e outros três estudantes de escolas públicas mineiras também participaram do intercâmbio: Amanda de Souza Teixeira, do Colégio Tiradentes de Lavras; Karen Kristine Ferreira Muniz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia; e Sabrina Oliveira Melo, do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, de Belo Horizonte.

Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores é financiado pelo Governo dos Estados Unidos e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado. A iniciativa existe no Brasil desde 2002 e oferece a estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos. Voltado a alunos de 15 a 18 anos da rede pública de ensino, o Programa busca identificar jovens que têm perfil de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa em suas comunidades.