Selecionados acompanharão o cumprimento das metas dos Planos Municipais de Educação (PMEs)

O Ministério da Educação (MEC), com a colaboração da Secretaria de Estado da Educação – SEE-MG, vai apoiar os municípios mineiros durante a fase de execução do Plano Municipal de Educação (PME). Em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), essa rede de assistência técnica vai ser estruturada de forma regionalizada para dar suporte a cada uma das cidades do estado. Para tanto, foi lançado em 29 de janeiro, o Edital 01/2016.

Com apoio das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), serão selecionado, em duas etapas, 47 avaliadores educacionais (mobilizadores locais) - 24 pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) e 23 pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) - que serão responsáveis pela produção de dados e relatórios, relacionados aos Planos Municipais de Educação em todo o estado. Na primeira fase, os interessados se inscreverão encaminhando documentação via Correios para a sede da SEE. Na segunda etapa os candidatos pré-selecionados serão entrevistados.

O prazo de inscrição para seleção dos Mobilizadores Locais para atuação na Rede de Assistência Técnica ao Plano Decenal de Educação, foi prorrogado para o dia 19/02, em Ato publicado no Diário Oficial do dia 13/02. (Para saber sobre procedimentos para inscrição e a íntegra do Edital clique aqui).

 

Os Mobilizadores Locais estarão orientando as equipes técnicas dos municípios, para que os PMEs estejam em consonância com a política nacional elaborada pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério de Educação (Sase/MEC).

Segundo a subsecretária de Informações e Tecnologias Educacionais, da SEE, Júnia Sales Pereira, a rede de assistência técnica aos municípios permite ao Estado aprofundar o conhecimento sobre as realidades regionais e, dessa maneira, implementar políticas públicas mais efetivas.

O resultado vai ser divulgado a partir de 7 de março deste ano. Todos os inscritos ficarão cientes dos prazos de realização da segunda fase por e-mail. As entrevistas vão ocorrer em cada Superintendência Regional de Ensino e na Undime. Será aprovado o candidato com maior pontuação nas duas fases.