Todos os cidadãos podem se cadastrar no portal para conhecer a versão preliminar da BNC e participar de sua elaboração

O Ministério da Educação (MEC) continua recebendo sugestões para o texto preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNC). Em Minas Gerais, 1.664 escolas acessaram o portal da Base Nacional Comum para apresentar suas contribuições. Desse total, 868 são escolas da rede estadual de ensino, 778 municipais e as demais pertencem à rede federal e à rede privada. Em relação às contribuições individuais, Minas Gerais conta com 1414 CPFs cadastrados. Desses, 718 possuem vínculo com a rede estadual de ensino.

O portal da Base é uma ferramenta para a construção democrática da versão final do documento, com ampla consulta à sociedade. Escolas públicas e particulares, professores, organizações da sociedade civil, pais e alunos têm prazo até 15 de março para enviar contribuições.

Para dar opiniões e apresentar propostas, basta fazer um cadastramento simples no portal da Base. Para cadastros individuais, professores e estudantes devem preencher dados como nome, CPF, cidade e estado. Para os de redes de ensino e organizações da sociedade, além dos dados das instituições, é necessário indicar um responsável.

A Base Nacional Comum Curricular é uma das estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para melhorar a educação básica, que abrange a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), deve ser entregue ao Conselho Nacional de Educação (CNE) até junho de 2016.