Estudantes foram selecionados para participar da edição deste ano do programa Jovens Embaixadores

Luísa Guerra da Silva Rocha, de 17 anos, é aluna da Escola Estadual Governador Lacerda de Aguiar, no município de Itabirinha. Já Leonardo Rodrigues Resende, de 17 anos, estuda na Escola Estadual Gregoriano Canedo, em Monte Carmelo. O que os dois têm em comum? Além de serem alunos da rede estadual de ensino mineira, foram selecionados entre os mais de 13 mil estudantes de escolas públicas do país para participarem do Programa Jovens Embaixadores. Eles embarcaram na última sexta-feira (08/01) para os Estados Unidos.

O intercâmbio tem duração de três semanas e após uma semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.

Para Leonardo, o intercâmbio é uma oportunidade de expandir horizontes. “Estou muito ansioso e quero conhecer bastante a cultura local. Essa é a primeira vez que estou saindo de Minas Gerais. Já tive a oportunidade de trocar experiências com os outros selecionados do programa que são de várias partes do Brasil. Agora, conhecer pessoas de outro país será ainda melhor”, conta.

 

Luisa concluiu o ensino médio em 2015 e destaca que o Jovens Embaixadores a ajudará em sua vida acadêmica. “Não tenho palavras para descrever como está sendo importante pra mim. Vi vários exemplos de pessoas que melhoraram o lugar onde vivem a partir da participação no Programa. Quero fazer faculdade voltada para a pesquisa em saúde pública. Minha intenção é trabalhar com algo voltado a melhorar a saúde brasileira”.

No total, foram selecionados 50 estudantes de todo o país, sendo cinco de escolas públicas de Minas Gerais, dois deles de instituições estaduais, que vão ter uma experiência de três semanas nos Estados Unidos.

Selecionados

Além dos estudantes das escolas estaduais, outros três estudantes de escolas públicas mineiras irão participar desta experiência fora do país: Amanda de Souza Teixeira, do Colégio Tiradentes de Lavras; Karen Kristine Ferreira Muniz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia; e Sabrina Oliveira Melo, do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, de Belo Horizonte.

Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores é financiado pelo Governo dos Estados Unidos e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado. A iniciativa existe no Brasil desde 2002 e oferece a estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos. Voltado a alunos de 15 a 18 anos da rede pública de ensino, o Programa busca identificar jovens que têm perfil de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa em suas comunidades.

Leia mais:

- Estudantes de escolas estaduais mineiras são selecionados no Programa Jovens Embaixadores