Candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero estão aptos a concorrer a vagas no Sisu

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas e podem ser feitas até às 23h59 da próxima quinta-feira (14/01) na página do programa na internet. Na primeira edição de 2016, são oferecidas 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para inscrever-se, o candidato deve informar a senha cadastrada no Enem de 2015. Caso necessite recuperar os dados, pode fazê-lo on-line, na página do exame.

Na página do Sisu, é possível pesquisar a oferta de vagas, com a distribuição por cursos e instituições. Podem inscrever-se os estudantes que tenham participado da edição de 2015 do Enem e tenham obtido nota que não seja zero na prova de redação.
O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso e turno.

Candidatos que fizeram o Enem de 2015 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero estão aptos a concorrer a vagas no Sisu. Foto: ACS/MEC – 26/11/15

O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de acordo com a nota. Ele também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a Lei de Cotas; a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição, ou a vagas destinadas à ampla concorrência.

O resultado da chamada única será divulgado em 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

Aplicativo

O Ministério da Educação (MEC) conta com um aplicativo para celular e tablet que tem por objetivo proporcionar uma comunicação maior com o candidato que pretende participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Já disponível para os sistemas Android, Windows e IOS, o aplicativo vai realizar pela primeira vez uma autenticação dos dados do usuário: com o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, o candidato fará as opções de curso na página do Sisu na internet. Depois, deve fazer a assinatura no boletim de inscrição, no aplicativo disponível nas lojas virtuais. A partir daí, uma comunicação direcionada começa a ser estabelecida, de acordo com os interesses do estudante. Mensagens, alertas e notificações serão encaminhadas ao aplicativo.

Criado em 2015, o aplicativo, gratuito, oferece consultas a vagas disponíveis em instituições públicas de educação superior e uma calculadora eletrônica, que permite simular a classificação parcial. Ele torna disponível, também, uma agenda, na qual o usuário pode inserir alertas e lembretes, desde datas de inscrição até a convocação da lista de espera.

Os aplicativos para Android, Windows e IOS podem ser baixados nas lojas dos sistemas operacionais.

( Com informações do Ministério da Educação)