Durante cerimônia de premiação, estudantes e professores destacam a importância da competição

O Governador de Minas premiou, nesta quinta-feira (17/12), estudantes e professores estaduais que foram medalhistas nas edições de 2013 e 2014 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A cerimônia foi realizada no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa.

Gabriel Gomes de Freitas é aluno do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual João Guimarães Rosa, em Três Marias. Dono de duas medalhas de bronze na Obmep, o estudante destaca a importância da escola em sua preparação para a competição. “A professora nos incentiva a participar da Olimpíada e a tomar o gosto pela Matemática e isso influenciou muito para que eu me destacasse”.

Alunos medalhistas foram premiados durante cerimônia realizada na Cidade Administrativa. Foto: Marcelo Sant Anna/Imprensa MG

 

Vandelúcio de Jesus Ferreira concluiu o ensino médio em 2013 na Escola Estadual São João Batista, em Itamarandiba. Enquanto era aluno da rede estadual de ensino, ele conquistou duas medalhas na Obmep: uma de prata e uma de ouro. Hoje, Vanderlúcio cursa Engenharia Elétrica e conta que a competição o ajudou muito na escolha do curso. “Foi depois que eu tive esse destaque na Olimpíada que comecei a me interessar pela Matemática. Se hoje eu gosto muito do que eu faço é graças à Obmep”.

Para Hévelyn Nunes da Rocha, homenagens como a realizada pelo Governo de Minas Gerais é um incentivo para os estudantes. “Dá um ânimo a mais para a gente estudar, porque nós vemos que eles realmente valorizam a educação e o empenho que a gente tem. Com isso, ficamos cada vez mais dispostos a participar das outras olimpíadas”, conclui a aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Hauy Petruceli Mayrink, em Santa Maria do Suaçuí.

Medalhista por quatro vezes na Obmep, o aluno do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. Guilhermino de Oliveira, em Inhapim, Mauricio Pirâmides Teixeira Souza foi um dos estudantes que recebeu a premiação das mãos do Governador Fernando Pimentel e conta como foi. “Estou muito feliz, foi muito legal. Já ganhei medalha das mãos da Dilma também”.

Confira abaixo o depoimento do ex-aluno da Escola Estadual Francisco Maciel, do município de Piranga, David José Dias Maciel. Em discurso durante a cerimônia, o medalhista da Obmep representou todos os alunos premiados.

 Homenagem aos professores

Além dos alunos, os professores que apoiaram os estudantes também foram premiados. Patrícia da Costa Mata é professora de Matemática da Escola Estadual Luiz Brisco de Braga, em João Monlevade. Para a educadora, a homenagem simboliza o reconhecimento do seu trabalho e a premiação dos alunos é motivo de orgulho. “Tenho orgulho deles. A gente trabalha de forma bem séria, mas essa premiação é fruto do trabalho e empenho deles”.

Educadores também foram homenageados. Foto: Marcelo Sant Anna/ Imprensa MG

Ivone Alves de Azevedo auxilia os alunos da escola onde trabalha na preparação para a Obmep desde 2010. A preparação acontece no contraturno e desde que iniciou o trabalho a escola sempre conta com alunos medalhistas. Para ela, ver os alunos serem premiados é gratificante. “Na educação temos muitos desafios e coisas assim fazem com que a gente renove as energias”, conclui a professora de Matemática da Escola Estadual Hauy Petruceli Mayrink, em Santa Maria do Suaçuí.