Evento contou com a participação de mais de 400 pessoas

O encontro para discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi realizado pela Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Sete Lagoas e UNIFEMM. O evento contou com a participação de mais de 400 pessoas, entre gestores, pedagogos, professores e estudantes das escolas estaduais, municipais, particulares e faculdades, representando os 18 municípios da jurisdição.

Para o professor Arquimedes Pereira de Sousa, diretor da Superintendência Regional de Ensino Sete Lagoas, esse foi o início de uma parceria entre as redes estadual, municipal e particular de ensino. “Foi muito gratificante ver os representantes dessas escolas unidos em prol de uma causa comum. A nossa bandeira é a bandeira da Educação”, afirmou.

Coordenadora da Política de Formação de Educadores da SEE/MG, Gláucia Aparecida Vieira fez uma palestra com o tema “A Base Nacional Comum no Estado de Minas Gerais”. Foto: SRE Sete Lagoas

 

Na opinião da vice-presidente regional da UNDIME e Secretária Municipal de Educação de Paraopeba, Viviane de Oliveira de Castro, o seminário para a conscientização e divulgação da BNCC foi o marco histórico da parceria UNDIME/SEE. “Foi a primeira vez em nossa região que pudemos reunir quase 500 profissionais para rever o planejamento da Educação, discutindo ações conjuntas como os fóruns, previstos para os dias 04 e 05 de Fevereiro de 2016, que serão desenvolvidos por área de conhecimento, em nossa regional, com a participação das redes de ensino público e privado. Tenho certeza de que esta semente, plantada coletivamente, irá florescer em um futuro próximo e dela colheremos o fruto que é a Educação de Qualidade em nossas redes de ensino”, declarou.

Para a secretária municipal de Educação de Sete Lagoas, Mércia Lúcia Diniz Souza, a realização desse encontro de educadores foi um marco na mobilização para a participação no movimento pela Base Nacional Comum Curricular. “Em prol de um objetivo comum, as redes se deram as mãos para discutir a BNCC e delinear estratégias de participação. O movimento em favor da BNCC configura-se num momento ímpar, em que temos a oportunidade de fato, no país, de contribuir com um documento, que é fundamental para a melhoria da qualidade da educação brasileira numa perspectiva de equidade, respeito à diversidade e construção coletiva”, afirmou.

A Especialista da Educação Básica, Ione Aparecida Neto Rodrigues, proferiu uma palestra com o tema “Base Nacional Comum Curricular - Reflexões e contribuições das escolas de Educação Básica. Foto: SRE Sete Lagoas

A Especialista da Educação Básica, Ione Aparecida Neto Rodrigues, proferiu uma palestra com o tema “Base Nacional Comum Curricular - Reflexões e contribuições das escolas de Educação Básica;” e a Coordenadora da Política de Formação de Educadores da SEE/MG, Gláucia Aparecida Vieira fez uma palestra com o tema “A Base Nacional Comum no Estado de Minas Gerais”.

Após as palestras, foi realizado um momento onde os presentes puderam fazer perguntas e as respostas foram dadas pelas palestrantes.