Ação faz parte do movimento Virada Educação e pretende, por meio do diálogo com os atores envolvidos, construir uma escola mais atrativa para a juventude

A campanha Virada Educação Minas Gerais (VEM) realizou, nesta terça-feira (01/12), mais duas rodas de conversa com alunos e professores, desta vez em Almenara, no Território Médio e Baixo Jequitinhonha, e em Varginha, no Território Sul, fechando a programação da Virada deste ano. A iniciativa, que passou pelos 17 territórios mineiros, teve por objetivo ouvir dos estudantes e trabalhadores da educação quais são os principais problemas da escola e o que pode ser feito para resolvê-los.

O objetivo final da campanha é criar condições para implementação das mudanças na organização e atendimento escolar de forma a permitir que a escola fique mais atrativa para a juventude. Reduzir a evasão escolar entre estudantes de 15 a 17 anos é a principal proposta da Secretaria de Estado de Educação (SEE) através da campanha VEM. Hoje cerca de 160 mil jovens dessa faixa etária estão fora da escola.

Em Almenara, cerca de 100 estudantes e 100 professores participaram do roda de conversa. Foto: Carla Kreefft ACS/SEE

Ouvir os estudantes, que são os verdadeiros protagonistas dos processos de ensino e aprendizagem, é a estratégia escolhida pela SEE para elaborar suas políticas voltadas para a juventude, especialmente para o ensino médio, no qual a evasão é uma triste realidade. Em Varginha, o encontro contou com a participação de 115 professores e 70 estudantes. 

A roda de conversa realizada em Almenara reuniu cerca de 100 estudantes e 100 professores e apontou um diagnóstico das escolas da região que não é muito diferente do constatado em outros locais. Problemas de infraestrutura, tais como prédios deteriorados, ausência de quadras, bibliotecas, laboratórios foram citados. Chamou a atenção também a reclamação dos estudantes em relação à falta de água em algumas das escolas da região. Mas questões pedagógicas também foram abordadas pelos jovens que participaram da roda, tais como desinteresse dos professores, aulas desestimulantes e pouco criativas, falta de livros de literatura e equipamentos e material para experimentação.

A roda de conversa do Território Sul foi realizada em Varginha com a presença de 115 professores e 70 estudantes. Foto: Divulgação

Os professores também fizeram o diagnóstico da escola e todo o material será sistematizado juntamente com todos os relatos das outras 16 rodas realizadas. Alunos fizeram apresentação de capoeira, Bumba meu boi e música. Os jovens que participaram do encontro simularam aulas, ao final do evento, apresentando os resultados dos debates. Já os professores apresentaram um breve relato de suas discussões.

O encontro em Almenara contou ainda com apresentações culturais de estudantes da região, como uma roda de capoeira. Foto: Carla Kreefft ACS/SEE