Evento da Virada Educação Minas Gerais acontece nesta terça-feira (10/11) e reúne estudantes e educadores do Alto Jequitinhonha para discutir como a escola pode ser mais atrativa para o jovem
Estudantes e educadores do território do Alto Jequitinhonha têm um encontro marcado nesta terça-feira (10/11), na cidade de Diamantina, onde participam da roda de conversa da Virada Educação Minas Gerais (VEM). Serão mais de 150 pessoas que debaterão durante todo o dia o que a escola tem de bom e em que ela pode melhorar, em especial para se tornar mais atrativa e afinada com a juventude. Este evento marca a retomada das rodas de conversa da Virada que acontecem em todo o Estado desde agosto. Até o momento foram realizadas 10 rodas de conversa, e outras sete vão acontecer até dezembro. A iniciativa acontece na Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda (Rua Macau do Meio, 338, Centro), a partir das 9 horas.

O movimento Virada Educação Minas Gerais foi iniciado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) com o objetivo de trazer o adolescente que está fora da escola de volta aos estudos. Atualmente no Estado cerca de 160 mil jovens na idade entre 15 e 17 anos estão fora do ambiente escolar. Para trazer o adolescente, o movimento quer entender o que falta na escola e na educação que faz com o jovem abandone os estudos e o que pode ser feito para garantir que o estudante permaneça na sala de aula. Assim, o movimento pretende criar estratégias para aproximar a escola do universo do adolescente, a partir do envolvimento de vários atores sociais que podem contribuir para a melhoria do ambiente escolar: pais, artistas, comunidade do entorno da escola, associações, educadores e o próprio jovem, dentre outros.
Como ação da Virada, a Secretaria de Educação está realizando um cadastro para os jovens que querem retornar aos estudos em 2016. Saiba mais sobre o chamamento aos jovens AQUI.
Até dezembro, todos os 17 territórios de desenvolvimento do Estado terão realizado suas rodas de conversa regionais. Os territórios que já realizaram o evento foram: Metropolitano (Belo Horizonte), Triângulo Norte (Uberlândia), Vale do Rio Doce (Governador Valadares), Mata (Juiz de Fora), Vale do Aço (Caratinga), Central (Curvelo), Oeste (Divinópolis), Vertentes (Barbacena), Triângulo Sul (Uberaba) e Caparaó (Ponte Nova). A participação dos estudantes e professores não é obrigatória. Para estas rodas, a SEE conta com o apoio do Unicef, que desenvolveu a metodologia.