Em Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de inscritos, são cerca de 870 mil candidatos

Nos dias 24 e 25 de outubro, serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em todo o país, mais de 7,7 milhões de candidatos se inscreveram para o Exame. Em Minas Gerais, estado com o segundo maior número de inscritos, cerca de 870 mil candidatos participarão do Enem e todos devem ficar atentos às orientações do Ministério da Educação (MEC) para que não que não ocorram contratempos nos dias das provas.

Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília). O exame vai começar às 13h30. O período total de duração das provas será de quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo. No primeiro dia, os candidatos farão provas com questões de ciências humanas e ciências da natureza. Já no segundo dia, eles vão responder a questões de linguagens, matemática e redação.

O candidato só poderá sair do local das provas após duas horas do início do Exame. Os participantes que quiserem levar o caderno de questões para casa somente poderão fazê-lo se permanecerem nos locais de prova até 30 minutos antes do término.

Documentos obrigatórios

Segundo o edital do Enem, os documentos de identidade previstos são: Cédula de identidade (RG) emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 e identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

Cartão de confirmação

O cartão de confirmação da inscrição não é documento obrigatório para a realização do Exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas.

Diferentemente das edições anteriores, este ano, os cartões de confirmação do Enem não serão enviados pelos Correios. Os candidatos deverão imprimir o documento, disponível na Página do Participante. Para acessar o cartão, o candidato deve informar CPF e senha para visualizar e imprimir o documento.

Quem esqueceu a senha, deve entrar na Página para recuperá-la. Para isso, basta informar o CPF e a data de nascimento. Feita a solicitação de senha, é necessário aguardar o encaminhamento por e-mail ou mensagem no celular (SMS) para realizar o novo acesso.

O cartão apresenta os dados do participante – data, hora e local de realização das provas; nome; CPF; número de inscrição no Enem; opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol); necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver); além de indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

O que levar

Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto válido.

Alterações dos locais de prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou locais de provas de cerca de três mil candidatos inscritos no Enem. As alterações foram feitas nos estados Pará, Amapá, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais e Ceará. Com a mudança, os participantes que farão provas em locais diferentes dos previstos devem estar atentos e seguir, nos dias de prova, para o novo local informado pelo Inep. Acesse aqui os locais de prova que tiveram endereço alterado.

Segundo o Inep, as alterações no Rio Grande do Sul foram consequência das chuvas que atingem o estado. O restante por questões relacionadas à infraestrutura dos locais.

Além do contato para informação da transferência de local de prova, faixas informando a mudança serão colocadas nesses espaços. No sábado, haverá veículos nas escolas do local anterior de prova para atender eventuais imprevistos.