Evento integra a Semana do Conhecimento 2015, que acontece até o dia 23 de outubro
“Nós temos que formar uma grande frente e é preciso que a gente se organize e se articule para que a agenda da formação continuada possa avançar em uma perspectiva das áreas que se afirmaram nos últimos anos, como a educação do campo, indígena, quilombola e de direitos humanos”, ressaltou a secretária de Estado de Educação (SEE), Macaé Evaristo, durante o “Seminário de Formação Continuada da UFMG, Redes de Formação Continuada: Diálogos UFMG e Sociedade”. O evento foi realizado hoje (21/10), no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Seminário tem por objetivo discutir questões conceituais, metodológicas e políticas que envolvem a formação continuada na UFMG e fortalecer, em conjunto com a comunidade acadêmica e também com cursistas, uma política de formação continuada que tenha impacto na sociedade. Diante disso, a secretária convidou a todos para participarem dos debates envolvendo o Plano Estadual de Educação. “Nós vamos agora entrar no debate do Plano Estadual de Educação e é muito importante que a gente se organize em função do debate para alcançar as metas, e a universidade é fundamental. Devemos perceber como usar o potencial que temos no nosso Estado, de 11 instituições federais de ensino superior, institutos federais e uma rede de quase 10 mil escolas públicas”, concluiu.
A vice-reitora da UFMG, Sandra Almeida, destacou que o seminário também é um espaço para refletir sobre a produção de conhecimento. “É um momento de fazer uma reflexão sobre a produção de conhecimento que fazemos dentro da UFMG e que não está isolada da produção de conhecimento nos outros setores e órgãos. A extensão faz uma reflexão muito importante sobre essa difusão e interação de conhecimento junto com a sociedade. A nossa responsabilidade é a sociedade”.
O evento integra a Semana do Conhecimento 2015, que acontece até 23 de outubro, nos campi Pampulha e Saúde, Escola de Arquitetura e Faculdade de Direito, em Belo Horizonte, e no Instituto de Ciências Agrárias, no Campus Montes Claros.
Organizado pela Pró-reitoria de Extensão, o Seminário é uma iniciativa do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação Básica (COMFOR) UFMG.