Capacitações acontecem neste mês de outubro
Durante este mês de outubro, a Educação Especial está promovendo atividades de aperfeiçoamento e capacitação de profissionais em várias áreas. Os Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), unidades de Belo Horizonte, Montes Claros e Varginha promovem curso de Aperfeiçoamento da Atuação de Intérpretes Educacionais Libras – Língua Portuguesa.
São em média 30 cursistas em cada uma das 15 turmas sendo capacitados entre setembro e novembro. Participam intérpretes de 346 escolas de 176 municípios das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
O curso tem como objetivo apresentar e discutir soluções estratégicas a partir de experiências de cada grupo, para problemas apontados pelos intérpretes de Libras no contexto de sala de aula.
Já as equipes dos Centros de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoa com Deficiência Visual (CAP) do Instituto São Rafael, Montes Claros, Patos de Minas e Uberaba, os Núcleos de Capacitação de Profissionais da Educação na área da deficiência visual de Januária e Governador Valadares e CAP Municipal de Três Corações participaram de capacitação interna, entre os dias 29 de setembro a 2 de outubro em Belo Horizonte. Esta capacitação aconteceu em parceria com o CAP Municipal de Belo Horizonte.
Essa ação teve como objetivo atualizar os conhecimentos no uso da tecnologia de assistência destinada a estudantes com deficiência visual. As aulas subsidiam as equipes na organização de cursos para professores das salas de recursos.

Inclusiva
Situada na Escola Estadual de Educação Especial Pestalozzi, a equipe do Núcleo de Educação Inclusiva está ministrando capacitação com ênfase em eficiência intelectual destinado a professores regentes das escolas comuns da rede pública de ensino.
Neste 2º semestre estão acontecendo cursos na SRE de Guanhães, que celebrou parceria com a rede municipal da cidade, além de Sabinópolis e Virginópolis e SRE de Governador Valadares, em parceria com a rede municipal daquela sede.
Duas turmas foram constituídas em Belo Horizonte, com a presença de professores das escolas estaduais localizadas na Grande Belo Horizonte, pertencentes às SREs Metropolitanas A, B e C. O curso em Educação Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual é organizado em 3 módulos de 40 horas cada, com carga horária total de 120 horas.
Essas ações fazem parte da retomada da capacitação e aperfeiçoamento de profissionais da Diretoria de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação.