Feira será realizada entre os dias 28 e 30 de outubro

Entre os dias 28 e 30 de outubro, as escolas estaduais São Francisco de Assis, do município de Canápolis; Hermano José, em Berilo; e General Carneiro, em Sabará terão a oportunidade de apresentar os projetos científicos e tecnológicos que desenvolvem em uma das maiores feiras do país: a “Ciência Jovem”. A iniciativa, que está em sua 21ª edição, será realizada em Olinda (PE) e contará com a participação de escolas públicas e privadas do Brasil e de países da América do Sul.

A Escola Estadual General Carneiro foi selecionada após participar em 2014 da “UFMG Jovem”, mostra de trabalhos realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “A ‘UFMG Jovem’ foi a primeira feira da qual participamos. Sermos convidados para participar da ‘Ciência Jovem’ foi uma alegria muito grande. Vamos apresentar o nosso projeto no espaço ‘Territórios de Cidadania: a evolução das ciências’”, conta o professor de Química e orientador do trabalho, Diógenes Mendes Kretli.

Escola Estadual General Carneiro está entre as três escolas da rede estadual de ensino selecionadas para a Feira. Foto:  William Campos Viegas

 

O projeto que será apresentado pela escola vai falar sobre a evolução de disciplinas como Ciências, Química e Língua Portuguesa. Milena Auana Cardoso Dias é uma das estudantes que irá apresentar o projeto em Olinda e conta o que mais chamou sua atenção no desenvolvimento do projeto. “Eu achei muito interessante. A gente entra na escola, começa a estudar as disciplinas, mas não sabemos por quê. O nosso trabalho mostra isso”, ressalta a aluna do 3º ano do ensino médio. O projeto também será apresentado por Rayssa Pereira Fonseca, também aluna do 3º ano do ensino médio.

A Escola Estadual Hermano José foi selecionada para apresentar o projeto “Fenômenos do Sistema Terra-Lua-Sol”. “O projeto consiste em uma caixa de papelão na qual montamos as fases da lua, os eclipses lunar e anular. Em cada lado da caixa, é possível ver um fenômeno diferente e os alunos explicam cada um dele. Não é só olhar e ver, quem visita o nosso projeto entende o que está acontecendo ali dentro da caixa”, conta a orientadora do projeto e professora de Ciências, Elma Oliveira Costa. O trabalho foi desenvolvido com os alunos do 9º ano do ensino fundamental.

Caixa criada pelos estudantes da Escola Estadual Hermano José apresenta os fenômenos da Terra - Lua - Sol. Foto: Arquivo da Escola

Também foram selecionados para participar da “Ciência Jovem” três projetos desenvolvidos por alunos da Escola Estadual São Francisco de Assis. Os projetos são: “Amilase Salivar (Ptialina) na produção de etanol a partir de biomassa amilácea – milho e mandioca”; “Testando a borra do café, a curcumina e o pó de guaraná com cravo no combate as larvas do Aedes Aegypti”; “Uso de aula prática na aprendizagem de alunos especiais: simulando o ciclo dá água”.

Em 2014, após participar da iniciativa, a escola conquistou uma vaga para a “MILSET Expo-Sciences Internacional 2015”. A feira, que tem o objetivo de promover projetos científicos criados por jovem de todo mundo através de uma exposição dos trabalhos, foi realizada no mês de julho, em Bruxelas. O projeto foi orientado pela professora de Biologia e Química, Flaviana Rocha Muniz.

Confira aqui a lista de projetos selecionados

A Feira

A 21ª edição da feira Ciência Jovem, uma das maiores feiras de incentivo à pesquisa do país, participam estudantes e professores de escolas públicas e prvadas em cinco categorias, de acordo com o nível de ensino de cada participante. A novidade deste ano é que a feira, promovida pelo Espaço Ciência, passa a ser internacional, com a participação de trabalhos de outros países da América do Sul.