Feira será realizada entre os dias 28 e 30 de outubro
Entre os dias 28 e 30 de outubro, as escolas estaduais São Francisco de Assis, do município de Canápolis; Hermano José, em Berilo; e General Carneiro, em Sabará terão a oportunidade de apresentar os projetos científicos e tecnológicos que desenvolvem em uma das maiores feiras do país: a “Ciência Jovem”. A iniciativa, que está em sua 21ª edição, será realizada em Olinda (PE) e contará com a participação de escolas públicas e privadas do Brasil e de países da América do Sul.
A Escola Estadual General Carneiro foi selecionada após participar em 2014 da “UFMG Jovem”, mostra de trabalhos realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “A ‘UFMG Jovem’ foi a primeira feira da qual participamos. Sermos convidados para participar da ‘Ciência Jovem’ foi uma alegria muito grande. Vamos apresentar o nosso projeto no espaço ‘Territórios de Cidadania: a evolução das ciências’”, conta o professor de Química e orientador do trabalho, Diógenes Mendes Kretli.

O projeto que será apresentado pela escola vai falar sobre a evolução de disciplinas como Ciências, Química e Língua Portuguesa. Milena Auana Cardoso Dias é uma das estudantes que irá apresentar o projeto em Olinda e conta o que mais chamou sua atenção no desenvolvimento do projeto. “Eu achei muito interessante. A gente entra na escola, começa a estudar as disciplinas, mas não sabemos por quê. O nosso trabalho mostra isso”, ressalta a aluna do 3º ano do ensino médio. O projeto também será apresentado por Rayssa Pereira Fonseca, também aluna do 3º ano do ensino médio.
A Escola Estadual Hermano José foi selecionada para apresentar o projeto “Fenômenos do Sistema Terra-Lua-Sol”. “O projeto consiste em uma caixa de papelão na qual montamos as fases da lua, os eclipses lunar e anular. Em cada lado da caixa, é possível ver um fenômeno diferente e os alunos explicam cada um dele. Não é só olhar e ver, quem visita o nosso projeto entende o que está acontecendo ali dentro da caixa”, conta a orientadora do projeto e professora de Ciências, Elma Oliveira Costa. O trabalho foi desenvolvido com os alunos do 9º ano do ensino fundamental.

Também foram selecionados para participar da “Ciência Jovem” três projetos desenvolvidos por alunos da Escola Estadual São Francisco de Assis. Os projetos são: “Amilase Salivar (Ptialina) na produção de etanol a partir de biomassa amilácea – milho e mandioca”; “Testando a borra do café, a curcumina e o pó de guaraná com cravo no combate as larvas do Aedes Aegypti”; “Uso de aula prática na aprendizagem de alunos especiais: simulando o ciclo dá água”.
Em 2014, após participar da iniciativa, a escola conquistou uma vaga para a “MILSET Expo-Sciences Internacional 2015”. A feira, que tem o objetivo de promover projetos científicos criados por jovem de todo mundo através de uma exposição dos trabalhos, foi realizada no mês de julho, em Bruxelas. O projeto foi orientado pela professora de Biologia e Química, Flaviana Rocha Muniz.
Confira aqui a lista de projetos selecionados
A Feira
A 21ª edição da feira Ciência Jovem, uma das maiores feiras de incentivo à pesquisa do país, participam estudantes e professores de escolas públicas e prvadas em cinco categorias, de acordo com o nível de ensino de cada participante. A novidade deste ano é que a feira, promovida pelo Espaço Ciência, passa a ser internacional, com a participação de trabalhos de outros países da América do Sul.