Palestra debateu temas como sobre igualdade racial nas escolas, educação e políticas públicas
A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, participou no último sábado (26/09) do “EDUCAFRO - Encontro de Cultura e Cidadania”. Igualdade racial nas escolas, educação e políticas públicas foram alguns dos temas debatidos. O evento foi realizado pelo Núcleo Padre José Baldo, em Belo Horizonte, e contou com a participação de representantes do EDUCAFRO da Bahia, Passos, Poços de Caldas, Santa Luzia, Betim, Ibirité, entre outros.
Durante a palestra de abertura, Macaé Evaristo destacou a importância de iniciativas como a EDUCAFRO. “O nosso desafio na articulação de uma ação afirmativa para a juventude que está dentro das nossas escolas públicas é urgente. Daí a importância dessa iniciativa, uma experiência de autogestão, participação popular, de articulação da juventude, de criação de redes de proteção em torno do jovem e do conhecimento, fundamentais se a gente quiser construir a emancipação para nossa população negra”.
A secretária também ressaltou que “nós não vamos conseguir transformar a educação no nosso Estado se não criarmos campos de engajamento para os profissionais, mas fundamentalmente para os próprios estudantes, que tem que se perceber como gestor da sua trajetória pessoal e educativa”.

A EDUCAFRO é um pré-vestibular comunitário que prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e que tem como público-alvo pessoas afrodescendentes e de baixa renda. O objetivo geral é reunir pessoas voluntárias que lutam pela inclusão de negros, indígenas e pessoas da camada popular nas universidades públicas e particulares, por meio de bolsas de estudos que podem chegar a 100%.
O Núcleo Padre José Baldo reúne alunos das Escolas Estaduais Alberto Delpino e da Escola Estadual Celso Machado e demais pessoas da comunidade. Cerca de 50 pessoas da comunidade participam da iniciativa. “O nosso objetivo é preparar os jovens não só para fazer as provas do ENEM, mas oferecer uma formação cidadã, por isso temos aula de cultura e cidadania. A palestra realizada aqui hoje foi como uma aula para os estudantes”, afirmou o diretor da Escola Estadual Celso Machado e um dos coordenadores do Núcleo, José Roberto dos Santos.
Também participaram da abertura o Deputado Federal e membro titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e presidente da Comissão da Violência Contra Jovens Negros Pobres, Reginaldo Lopes; e o Deputado Estadual e presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Paulo Lamac.