Proalfa e Proeb serão aplicados para mais de um milhão de alunos de escolas estaduais e municipais mineiras

Entre os dias 26 e 30 de outubro, estudantes de escolas estaduais e municipais de Minas Gerais estarão participando da aplicação das provas do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave). Serão, aproximadamente, 253 mil alunos fazendo as provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e 749 mil estudantes respondendo aos testes do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).

“As escolas já podem começar a se organizarem e a participarem das capacitações que estão sendo promovidas pelas Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Cada escola receberá um manual de aplicação das avaliações. É importante ler esse manual para possa padronizar a aplicação em toda Minas Gerais”, destacou a superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Maria Inez Barroso Simões.

A superintendente ressaltou ainda a importância das escolas incentivarem os alunos a participarem das avaliações. “Quanto maior o número de alunos participando das avaliações, mais coerente será o diagnóstico. O diagnóstico fica mais próximo da realidade da escola. Além disso, é importante a participação do diretor, que é responsável por fazer a coordenação do processo na escola, e dos professores e pais dos alunos”, conclui Maria Inez.

Simave

O Sistema Mineiro de Avaliação (Simave) é o instrumento para avaliar a qualidade do Ensino Fundamental e Médio do sistema público de educação do Estado, por meio do qual são realizadas as duas principais avaliações externas da Secretaria, o Proalfa e o Proeb. As avaliações são desenvolvidas por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O Proalfa é uma avaliação anual e censitária para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental para avaliar o desempenho dos alunos nos procedimentos de leitura e escrita. Já o Proeb avalia as habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos do ensino fundamental e médio em Língua Portuguesa e Matemática. Este ano, pela primeira vez, serão avaliados no Programa alunos do 7º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. De forma censitária, também serão avaliados os alunos do 3º ano do ensino médio.

Resolução

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) publicou no Diário Oficial de Minas Gerais desta sexta-feira (25/09) a Resolução SEE nº 2.794, que estabelece que não será permitida a cessão do espaço físico das unidades de ensino estaduais, bem como a realização de atividades extraclasse no ambiente escolar, nos períodos de realização dos exames do Simave.

Confira aqui a Resolução

Leia mais:

- Kits com revistas pedagógicas do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública estão sendo enviados às escolas estaduais e municipais mineiras