Cerca de 1.600 escolas estaduais que aderiram ao Programa serão orientadas no desenvolvimento de práticas pedagógicas que integrem as Olimpíadas e seus valores na rotina escolar
Termina nesta quinta-feira (24) a ‘Formação do Programa Transforma’ voltada aos analistas educacionais das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). O encontro realizado no PlugMinas, em Belo Horizonte, teve início ontem (23/09) com o objetivo de orientar esses profissionais no apoio e acompanhamento das cerca de 1.600 escolas estaduais que aderiram ao Programa.

A iniciativa, realizada em parceria com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, vai oferecer informação, orientação e inspiração para que as escolas criem e desenvolvam práticas pedagógicas que integrem as Olimpíadas e seus valores na rotina escolar. “Essa formação é para que os analistas possam ter entendimento para apoiar os professores, os especialistas e os tutores dos agentes jovens das escolas em suas capacitações on-line. Com o ‘Transforma’, nós queremos auxiliar as escolas no desenvolvimento de valores olímpicos, paralímpicos e educacionais”, explica a analista educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Celina Gontijo.

Entre os educadores participantes da formação está a analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, Izabel Cristina Fernandes Souza. Em sua regional todas as 70 escolas estaduais de ensino regular da região da Zona da Mata aderiram ao Programa. “A capacitação tem sido muito esclarecedora. Para conseguir mobilizar as escolas a aderirem e, consequentemente, participarem do Transforma, eu usei o argumento de que a prática esportiva agrega valores às ações pedagógicas. Pela proposta do Programa, a visão que temos é que a escola vai abraçar essa inciativa e o professor terá a oportunidade de trabalhar de forma diferenciada”, avalia.
A implantação do Transforma no sistema de ensino estadual apresenta-se como uma ação de legado proposta pelo Núcleo de Articulação Minas 2016 para a realização dos Jogos Olímpicos. O Núcleo foi instituído pelo governador Fernando Pimentel, em 15 de abril de 2015, e abarca todas as secretárias de estado e um representante do Grupo Interinstitucional de Proteção Pública.