Nesta terça, a secretária visitou escolas da rede municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo para conhecer a experiência da cidade na educação integral

Conhecer e trocar experiências sobre ações em tempo integral implantadas em Minas Gerais. Foi com esta intenção que a secretária de Estado de Educação Macaé Evaristo visitou nesta terça-feira (22/09) o município de São Gonçalo do Rio Abaixo, a 84 quilômetros da capital. Na agenda, estavam visitas a escolas municipais de educação integral. O convite para essa agenda foi feito pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A primeira visita foi à Escola Municipal de Educação Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos, que atende a 330 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Todos os estudantes matriculados na escola ficam o dia todo, das 7h às 15h45, assistindo aulas do currículo regular e participando de atividades diferenciadas. A principal diferença na forma como as ações de educação integral são aplicadas na escola está no fato de que o Conteúdo Básico Comum não está somente em um turno, mas intercalado com atividades como aulas de música, arte e informática.

A secretária Macaé visitou escolas de educação integral em São Gonçalo do Rio Abaixo. Foto: Lígia Souza ACS/SEE

Já a Escola Municipal de Tempo Integral Unidade Vargem Alegre atende a 200 estudantes que moram na zona rural do município. Apesar da distância até centro da cidade, o tempo em que os alunos ficam na escola e o tipo de atividades desenvolvidas são os mesmos. A diretora, Cristiane Carla Pereira, vê os resultados positivos desse modelo de escola e espera que o que a secretária viu lá possa ser aplicado em outras regiões de Minas. “A escola é nova, foi inaugurada em 2014, mas já podemos ver que as crianças aprendem muito. A gente percebe isso no dia a dia, nas ações propostas. Vivemos a realidade de zona rural aqui, então as crianças têm todo um acompanhamento, sem falar do principal: a aprendizagem que elas estão tendo a oportunidade de ter aqui. Acho que a secretária vai poder pensar no que pode ser feito em outros municípios a partir do que viu aqui hoje”.

Macaé Evaristo destaca que o trabalho pela educação de Minas Gerais deve ser feito em conjunto, por todas as esferas. “Na Secretaria de Estado de Educação (SEE) temos trabalhado com um conceito muito importante de uma maior cooperação na agenda da educação pública. Eu falo que quem faz a educação mineira são as escolas públicas e a gente precisa muito valorizar as boas práticas e trabalhar para que a gente possa fortalecer todo o nosso conjunto de escolas públicas do estado”. Esse trabalho da SEE em conjunto com as prefeituras não é pontual, já que é constante a parceria entre a pasta e a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime).

São Gonçalo do Rio Abaixo

O município tem aproximadamente 10 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Censo Escolar 2014, são 2.849 estudantes matriculados em 11 instituições de ensino – 8 delas municipais e uma estadual.

A única escola estadual do município, a Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos, também foi visitada pela secretária Macaé Evaristo. A instituição fica no centro da cidade e atende a cerca de mil estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.