Participação dos estudantes é resultado de uma parceria entre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Educação

Está disponível para consulta a lista das escolas estaduais selecionadas para participar da “Série Concertos Didáticos - 2015”. Ao todo, 1520 estudantes de 39 escolas estaduais terão a oportunidade de assistir a concertos apresentados pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Os Concertos Didáticos ocorrerão nos dias 27 e 28 outubro, nos horários de 9h30min e 14h30min. O local será a nova sede da orquestra, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Em função do grande número de escolas inscritas, ficou definido que cada escola poderá levar somente 40 alunos. Confira aqui a lista das escolas contempladas (em vermelho) e a lista de espera (em azul)

A “Série Concertos Didáticos” consta de apresentações voltadas para os estudantes da rede pública de ensino e instituições sociais de Belo Horizonte, com o objetivo de apresentar a orquestra. No programa dos concertos, serão disponibilizadas obras que destacam os naipes de um grupo sinfônico e orientam o público no aprendizado sobre uma orquestra.

Cada concerto é precedido por uma visita (aula preparatória) de monitores da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) às escolas selecionadas e os monitores são orientados pelo maestro Marcos Arakaki.

A participação dos estudantes é resultado de uma parceria entre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Educação

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais é um corpo artístico criado em 2008 com o intuito de inserir o Estado de Minas Gerais nos circuitos nacional e internacional da música orquestral. Formada por cerca de 90 músicos provenientes de todo o Brasil, Europa, Ásia, Américas e Oceania, a orquestra foi reconhecida com importantes premiações: em 2012, recebeu o Prêmio Carlos Gomes de melhor orquestra brasileira; em 2010, foi eleita como melhor grupo musical erudito do ano pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA); e seu diretor artístico e regente titular, maestro Fabio Mechetti, recebeu o Prêmio Carlos Gomes em 2009 como melhor regente brasileiro.

Atualmente, a orquestra desenvolve programas de estímulo à formação musical, como o “Festival Tinta Fresca”, destinado a compositores de todo o país; o Laboratório de Regência, que abre oportunidade para jovens regentes brasileiros; os Concertos para a Juventude, a Série Clássicos na Praça e os Concertos de Câmara em diferentes espaços culturais de Belo Horizonte, realizando também turnês pelo Brasil e exterior. Neste ano de 2015, a Orquestra inaugurou a sua nova Sede, a Sala Minas Gerais.