Capacitação será realizada nos dias 03 e 04 de setembro, em Varginha

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) está cada vez mais investindo na capacitação de educadores que atuam nas ações de Educação Integral. Entre os dias 03 e 04 de setembro, 35 coordenadores das ações nas escolas estaduais e nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) participam de uma capacitação que tem como foco o alinhamento das ações.

“Esse é um momento de alinhamento conceitual. Estamos discutindo o que é a educação integral, na perspectiva de qualificar esse tempo ampliado, ressaltando sempre a importância de trazer para dentro da escola os saberes da comunidade e ampliar as possibilidades educativas dos jovens. É estabelecer a educação integral como um direito”, afirma o coordenador pedagógico das ações de educação integral, Álan Pires.

Capacitação contou com a participação de 35 coordenadores das ações nas escolas estaduais e nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs).Foto: Álan Pires

A ideia é que os educadores que participam do encontro de formação sejam multiplicadores da capacitação em suas escolas. “Esses coordenadores são os responsáveis pela articulação das oficinas nas escolas e com a comunidade, e tem a tarefa de levar a comunidade para dentro da escola e promover a utilização dos diferentes espaços do conhecimento. Eles fazem o mapeamento das potencialidades educativas que se tem no entorno da escola”, destaca Álan.

A capacitação está sendo realizada em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A equipe do Centro está apresentando o programa Jovem Urbano, uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Cenpec que promove a educação integral de jovens em territórios vulneráveis em centros urbanos. A iniciativa existe desde 2004.

“Estamos muito sintonizados com os anseios da equipe da Secretaria de Estado de Educação (SEE). A gente aposta muito na experiência que os profissionais têm e estamos trazendo nossa experiência para construir uma educação integral mais alinhada com aspectos como a preocupação humanitária e a participação juvenil no território”, ressalta Lilian kelian, técnica da equipe de formação do programa Jovens Urbanos.

Ação contou com a participação de educadores de diversas SREs. Foto: Álan Pires

A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Varginha conta com 37 escolas estaduais participando das ações de Educação Integral. A diretora da Regional, Arlete Ribeiro Ramos Gomes, destaca a importância da capacitação para os educadores e das ações para os estudantes. “Esse novo formato está sendo muito eficaz e as capacitações ajudam muito. Aqui na regional ele faz a diferença e o resultado está muito positivo”, conclui.

Participam da capacitação educadores das Superintendências Regionais de Ensino de Varginha, Juiz de Fora, Caxambu, São João del-Rei, Itajubá, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Campo Belo, São Sebastião do Paraíso e Passos.