No total, foram nomeados, de março a julho deste ano, 7.508 servidores para a educação básica
Um dos compromissos assumidos com os profissionais da educação do Estado pelo Governo de Minas Gerais é a nomeação de servidores aprovados em concurso Público da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Até o momento, foram realizadas 7.508 nomeações para os diversos cargos da educação básica. A maior parte dos nomeados irá atuar nas escolas e na área pedagógica. Do total de nomeações, 93,2% são de profissionais que atuarão nas escolas estaduais e 6,8% que trabalharão nos órgãos de gestão, as 47 Superintendências Regionais de Ensino e o Órgão Central.
Quando o assunto é a natureza do trabalho, os números mostram a expressividade das nomeações de profissionais para atuarem na área pedagógica da rede estadual de ensino. Do total de nomeações publicadas, 87,5% são de especialistas e de professores para os ensinos fundamental e médio, ou seja, 6.571 nomeações. Aliás, os professores representam 79,9% do total de nomeações publicadas pela gestão no período de março a julho. São 5.998 profissionais que atuaram nas salas de aula.
Para o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos da SEE, Antônio David de Sousa Júnior, a ênfase na área pedagógica tem como objetivo fortalecer o trabalho nas escolas. “Queremos ampliar e fortalecer a capacidade da escola naquilo que é essencial: o processo de ensino-aprendizagem”.
Técnicos da Educação
As 7.508 nomeações publicadas até o momento levam em consideração as 100 nomeações para o cargo de Técnico da Educação (TDE) publicadas na edição de hoje do Diário Oficial dos Poderes do Estado. Essas nomeações completam as 1.500 previstas na quinta lista publicada no último dia 31. O atraso na publicação deve-se à mudança de nomenclatura do cargo que antes era de nominado Assistente Técnico Educacional (ATE), conforme a Lei 21.710, de 30 de junho de 2015. Essa mudança exigiu uma adequação no sistema informacional.