Encontro é realizado com professores, diretores de escolas e especialistas da Educação Básica

Nesta quinta-feira (13), a Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio (SRE Patrocínio), no Alto Paranaíba, realiza um encontro com educadores para debater os princípios e as concepções da Educação Integral nas escolas estaduais. A iniciativa reúne 150 pessoas, entre professores, diretores de escolas e especialistas da Educação Básica. O encontro é realizado na sede da regional.

Cerca de 150 educadores participam hoje de capacitação sobre as ações de educação integral na rede estadual de ensino. Crédito: divulgação SRE Patrocínio

Para a diretora da SRE Patrocínio, Priscila Beatriz Borges Pereira Castro, o encontro é uma oportunidade para alinhar o trabalho da Secretaria de Estado de Educação com as ações desenvolvidas nas escolas. “Vimos neste redesenho da Educação Integral no Estado a possibilidade de repensar as nossas práticas e ações nas escolas da regional. Então, a formação é para entender a nova concepção que é voltada a práticas que vão levar os alunos a tempos e a espaços com oportunidades diferenciadas e não apenas na sala de aula. Investir na formação do professor é essencial para isso”.

Na SRE de Patrocínio, 20 escolas estaduais contam com as ações de Educação Integral da Secretaria de Estado de Educação. O encontro teve início pela manhã e continua na parte da tarde com a realização de oficinas que propõem atividades a serem trabalhadas com os alunos no contraturno escolar.

Entre os educadores que participam da agenda está a diretora da Escola Estadual Professora Célia Lemos, em Patrocínio, Luiza Angélica Rocha Caixeta. Na escola, durante o contraturno das aulas, é desenvolvido o Projeto “Desafiando os Limites”. Voltado ao trabalho pedagógico com os alunos cegos, com baixa visão, surdos, altistas e cadeirantes, o projeto conta com a participação de 35 estudantes, inclusive de outras escolas da região. “Acreditamos na educação integral porque é uma iniciativa que beneficia muito o aluno e com essa formação, os professores poderão aperfeiçoar o trabalho com esses estudantes”, destacou a diretora.