O governador Aécio Neves anunciou nesta terça-feira (26), no Palácio dos Despachos, em Belo Horizonte, os nomes dos secretários de Estado que irão compor sua nova equipe de governo. Na Secretaria de Estado de Educação, permanece Vanessa Guimarães Pinto.
O novo secretariado, que tomará posse em 2 de janeiro, terá a missão de construir uma maior interlocução entre o Governo do Estado e o governo federal no desenvolvimento de programas e ações, e com os demais estados na construção de uma agenda nacional.
Em pronunciamento à imprensa, o governador reiterou a implantação do Choque de Gestão de 2ª Geração, onde o rigor fiscal e o controle financeiro obtidos nos últimos quatro anos serão mantidos, mas com foco na eficiência dos programas e ações governamentais. Ele fixou como metas do novo governo os avanços sociais e a gestão focada em resultados.
Vanessa Guimarães Pinto
Fez licenciatura e bacharelado em Pedagogia na Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especializou-se em Educação e fez cursos de aperfeiçoamento em Sociologia do Desenvolvimento e Alfabetização.
Ingressou na Universidade como professora em 1970 chegando ao nível de Professor Adjunto, por concurso, em 1985.
Com ampla experiência na educação básica, dirigiu as Escolas que integram o Centro Pedagógico, e, posteriormente, foi Diretora da Faculdade de Educação da UFMG.
Enquanto pró-reitora de graduação, no período de 86 a 90, introduziu as mudanças nas normas acadêmicas do Ensino Superior na Universidade e foi fundadora e 1ª Presidente do Fórum Nacional dos Pró-reitores de Graduação.
Reitora da UFMG no período de 90 a 94, foi também a 1ª Presidente da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior).
Com trabalhos publicados na área de Administração Universitária, participou de seminários e proferiu palestras em instituições nacionais e internacionais.
A partir de janeiro de 1995 esteve no Ministério da Educação. Inicialmente como Diretora do Departamento de Desenvolvimento do Ensino Superior, ocupou, posteriormente, o cargo de Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação e do Desporto, integrando, ainda, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho Superior da CAPES.
Em 1998 foi Secretária Adjunta da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Desenvolveu trabalhos de consultoria para diversas instituições, em especial UFMG, Fundação João Pinheiro, CGEE/CNPQ.
Em 2005 recebeu o título de Professor Emérito da UFMG, outorgado pela Congregação da Faculdade de Educação.
Desde 2003, ocupa o cargo de Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais.