Centros têm como foco principal a produção de material acessível e a capacitação de profissionais das escolas públicas

Para auxiliar as escolas no atendimento adequado aos alunos com cegueira, baixa visão e surdocegueira, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) conta com quatro Centros de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAPs). Para alinhar as ações que serão realizadas este ano e promover a troca de experiências entre os profissionais que atuam nos CAPs, foi realizada entre os dias 05 e 06 de agosto uma reunião técnica.

“Essa reunião é anual e estamos na 9ª edição. É um momento de troca de informações entre as equipes, de formação continuada e de planejamento das ações que serão realizadas ao longo do ano. Discutimos o que foi feito no último ano e medidas que poderão resultar na melhoria do atendimento”, ressalta a diretora de Educação Especial da SEE, Ana Regina de Carvalho.

Para a coordenadora do CAP de Patos de Minas, Helen da Mota Rodrigues, a reunião técnica é aguardada pelos Centros, pois é um momento de planejamento. “Temos a oportunidade de planejar junto à Secretaria as ações e isso é muito importante. Essa reunião também favorece o intercâmbio entre os CAPs. São trocas que enriquecem o nosso trabalho”, conclui.

Localizados nos municípios de Patos de Minas, Montes Claros, Uberaba e Belo Horizonte, esses centros estaduais destinam-se ao oferecimento de recursos específicos quanto à produção e distribuição de materiais didático-pedagógicos, capacitação de profissionais das escolas para orientação às escolas públicas que possuem alunos com quadros de cegueira, baixa visão e surdocegueira, além da avaliação funcional da visão dos alunos com baixa visão. Também participaram da reunião representantes dos CAPs municipais de Belo Horizonte e Três Corações.

Distribuição de Kits

Durante a reunião, também foi discutida a distribuição de kits de cegueira e baixa visão para os estudantes. Os kits são produzidos pelos quatro Centros de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual. Este ano, serão distribuídos 480 kits, sendo 80 para alunos com cegueira e 400 para estudantes com baixa visão.

O kit de baixa visão é composto, entre outras coisas, por uma bolsa, seis lápis 6B, quatro cadernos de capa dura e pautas ampliadas, um plano inclinado, um caixa de lápis de cor com 12 cores. Já o kit para alunos com cegueira é composto por uma reglete, uma bengala, duas punções, 250 folhas de papel 40 kg (tamanho A4) e um guia de assinatura. A distribuição dos kits é feita sob demanda.