Inscrições para curso devem ser feitas pelo site do Programa Escrevendo o Futuro

Nesta quinta-feira (06/08), professores de Língua Portuguesa têm a oportunidade de se inscreverem para participar do curso a distância “Caminhos da Escrita”. As inscrições para a iniciativa do Programa Escrevendo o Futuro só poderão ser feitas hoje e serão abertas em dois horários - 10h e 14h (hora de Brasília). As vagas serão distribuídas entre os inscritos pelo Portal Escrevendo o Futuro e educadores de secretarias de educação que mantém parcerias exclusivas com o programa.

Ao fazer a inscrição, os cursistas receberão um e-mail com instruções para a confirmação da matrícula. Essa confirmação é obrigatória para garantir a vaga. Mas quem não consegui-la poderá se inscrever em uma lista de espera e ocupar eventuais vagas de desistentes. Alunos em lista de espera poderão ser chamados até o final da primeira semana do curso, que começa em 17/08 e segue até 16/11.

Nesta edição será dada prioridade aos professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, não sendo possível que professores de outras áreas ou níveis de ensino se inscrevam. Para esses professores, será oferecido ainda neste semestre o curso “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula”.

O curso oferece certificado de 80 horas e a recomendação dos organizadores é que o participante tenha uma dedicação semanal de 8 a 9 horas, realizando atividades diárias com tempo mínimo entre 30 minutos a 1 hora, completando os estudos aos finais de semana.

Participantes não podem estar inscritos em outro curso do programa no mesmo período.

Caminhos da Escrita

O curso quer proporcionar ao professor: a compreensão das práticas de letramento como práticas culturais, histórica e socialmente contextualizadas, e vinculadas às diversas esferas da vida social; a percepção das possibilidades de transposição didática de tais práticas para o trabalho com leitura, escrita, oralidade e conhecimentos linguísticos em língua portuguesa na escola; a elaboração de um projeto de práticas de letramento para ser realizado em sala de aula.

“Caminhos da Escrita” compreende um eixo teórico, em que serão estudados temas relacionados a práticas de letramento e de multiletramentos, e um eixo prático, no qual o participante analisará vídeos de professores relatando projetos de ensino da escrita na escola. Ao final, o participante receberá orientações para elaborar o seu próprio projeto, que será comentado pelo mediador do curso e pelos outros colegas participantes.

(Com informações do Programa Escrevendo o Futuro)