Ao todo, 23 mulheres de diferentes cidades do Estado recebem homenagem
A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, esteve entre as homenageadas na 5ª edição das “Homenagens às Mulheres Negras do Estado de Minas Gerais”. O evento foi realizado na última sexta-feira (24/07) pela Coordenadoria de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Montes Claros. Ao todo, foram homenageadas 23 mulheres.
Em seu pronunciamento durante o evento, Macaé Evaristo destacou que “sem educação nós não conseguimos transformar uma sociedade como a brasileira. Então, marcar o dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é também marcar as condições de desigualdades das mulheres negras. Em 2015, ao mesmo tempo em que lutamos e confrontamos muito racismo, fico muito feliz e esperançosa, porque aqui em uma celebração como essa vejo tantas mulheres poderosas, que no dia a dia vão transformando o lugar onde elas estão”.

Segundo a coordenadora da coordenadoria de Igualdade Racial, Vera Nice dos Santos, “essa é uma homenagem que visa valorizar a trajetória de mulheres negras de várias cidades do Estado”. No evento, a diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino de Januária, Stela Aparecida de Abreu Santos, também foi homenageada.
A homenagem é realizada há cinco anos e vem para comemorar o “Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”, que é celebrado no dia 25 de julho. A data foi escolhida durante o I Encontro de Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas, em San Domingos, na República Dominicana, quando mulheres de 70 países se reuniram com o objetivo chamar a atenção da sociedade a respeito das condições de opressão racial e de gênero que as mulheres enfrentam em todo o mundo.