Secretária de Educação, Macaé Evaristo, participou da abertura do ‘III Encontro Mineiro de Educação do Campo’
Entre os dias 22 e 24 de julho é realizado o ‘III Encontro Mineiro de Educação do Campo’, um momento para colocar em debate as especificidades do tema para o ensino básico e superior a partir do envolvimento dos diversos segmentos sociais que atuam com a Educação do Campo. Durante os três dias, os participantes socializam e discutem o conhecimento desenvolvido no âmbito dos projetos de pesquisa, ensino e extensão. O encontro é realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Na abertura, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, destacou desafios importantes na educação do campo que só serão superados a partir de um esforço coletivo. “Temos que pensar o acesso aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio para os nossos jovens que estão na educação do campo. Nós sabemos que no nosso Estado temos mais de 175 mil jovens na faixa etária de 15 a 17 anos que estão fora da escola. Também sabemos que boa parte deles está em nossas comunidades rurais”, destacou. Minas Gerais possui 356 escolas estaduais do campo e o acompanhamento dessas ações no Estado é feito pela Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da SEE.

Durante os três dias, os participantes contam com uma programação diversificada de atividades. Mesas redondas, apresentação de trabalhos e relatos de experiências integram a agenda do encontro, que é realizado a cada dois anos. “Vamos discutir políticas públicas, práticas pedagógicas, participação social e financiamento. É um debate que pretendemos fazer com os parceiros em âmbito estadual”, explicou a professora da Faculdade de Educação da UFMG e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, Maria Isabel Antunes Rocha.

O Ministério da Educação também marcou presença no encontro, com a participação da coordenadora Geral de Políticas de Educação do Campo da Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), Divina Lúcia Bastos. “O carro chefe da Secadi é a formação de professores. Então, a participação desses educadores nesse momento de construção é importantíssima”, ressaltou.
Ação integrada
O Encontro Mineiro de Educação do Campo é um evento da Rede Mineira de Educação do Campo que acontece de dois em dois anos. Tem a coordenação de um coletivo gestor formado por movimentos sociais, sindicais, universidades e órgãos públicos como a Secretaria de Estado de Educação.