Processo seletivo da Fundação João Pinheiro será composto por três etapas: Enem 2015, provas dissertativas e curso de graduação em administração pública

Estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 no mês de outubro em todo o país podem se inscrever entre os dias 25 de julho e 20 de setembro para o processo seletivo da Fundação João Pinheiro que irá selecionar candidatos ao ingresso na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). O Edital Seplag-FJP nº 002/2015 está disponível nas páginas da FJP e do Idecan.

Fundação João Pinheiro realiza concurso para carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Crédito: Marcos Santos / USP Imagens

 

Com a adoção do Enem como primeira etapa deste concurso público, a seleção será composta também por provas dissertativas, válidas como segunda etapa, e pelo curso de graduação em administração pública, que tem duração de quatro anos e vale como a terceira etapa do processo. A aprovação nessas três fases garante ao candidato o ingresso na carreira de EPPGG.

Processo seletivo

Na primeira etapa do concurso, o candidato deverá obter a pontuação mínima de 350 pontos em cada uma das provas objetivas e de 500 pontos na redação do Enem 2015. As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. Na sequência, a segunda etapa do concurso da FJP será composta por provas dissertativas de matemática e história, aplicadas no dia 17 de janeiro de 2016. As inscrições para esta fase do processo seletivo custam R$ 120 (cento e vinte Reais). Nesta etapa, serão aprovados os 80 primeiros classificados, que deverão se matricular no curso de graduação em administração pública (CSAP), ministrado pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.

A graduação em administração pública corresponde à 3ª etapa deste concurso público. Cumpridos os requisitos legais específicos (conclusão do curso dentro do prazo máximo de 5 anos e não ter sido reprovado em três disciplinas ao longo da graduação), o aluno graduado estará apto a ingressar na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

Curso e carreira

Oferecido de forma gratuita, o curso de graduação em administração pública é reconhecido pelo MEC e oferece ao aluno bolsa de estudos mensal correspondente a um salário mínimo. O estudante deve ter dedicação exclusiva e, após formado, será nomeado para atuar em um dos diversos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo estadual.

As principais atribuições do Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental são a formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas. Esses profissionais também podem atuar nas áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.

Escola de Governo

Com corpo docente extremamente qualificado, a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro tem nota máxima no conceito do Ministério da Educação, e especificamente na área de administração, ocupa o terceiro lugar no país, de acordo com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Mais informações sobre a Escola de Governo, o curso e a carreira: www.eg.fp.mg.gov.br

(Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Fundação João Pinheiro)