Iniciativa é dividida em três etapas, a primeira ocorre na escola, a segunda é coordenada pela secretaria de estado de educação e a terceira é nacional
Estudantes interessados em refletir sobre o papel dos senadores podem participar do “8º Concurso de Redação do Senado Federal”. A partir da iniciativa, os alunos do ensino médio com até 19 anos e regularmente matriculados em escolas públicas são estimulados a refletir sobre a política, a democracia e o exercício da cidadania. O concurso desse ano tem como tema “Participação Política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.
Organizado em três etapas, a primeira fase do concurso ocorre na escola, quando cada escola participante seleciona uma redação para representá-la e a encaminha à secretaria de educação do seu estado. As redações devem ser enviadas até o dia 21 de agosto. Já a etapa seguinte é coordenada pela secretaria que escolherá as três melhores redações (1º, 2º e 3º lugares). Essas redações serão encaminhadas juntamente com as fichas de inscrição devidamente preenchidas e as cópias dos documentos de identificação exigidos na ficha de inscrição para o Senado Federal. Na etapa nacional, a Comissão Julgadora avaliará e julgará 81 redações e selecionará as 27 finalistas — uma de cada unidade da Federação —, classificando as vencedoras em primeiro, segundo e terceiro lugar. O resultado será divulgado no dia 14 de outubro.
Os alunos classificados em primeiro lugar no Concurso de Redação do Senado Federal em seus estados irão à Brasília para participar, durante três dias, dos trabalhos do Projeto Jovem Senador. Entre as atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes está a elaboração de sugestões de proposições legislativas, apresentadas em reuniões que simulam os trabalhos do Senado Federal, em comissões temáticas e sessões plenárias.
Confira o regulamento da iniciativa
Concurso de Redação do Senado Federal
O projeto é uma iniciativa do Senado Federal e conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.