Secretária Macaé Evaristo participa da abertura da Primavera da Liga Brasileira de Editoras

“Em tempos de ódio, amar é um ato revolucionário. Essa é uma frase muito compartilhada nas redes sociais, que eu tomo emprestado fazendo algumas alterações: em tempos em que se fala em redução da maioridade penal, pedimos mais educação, mais escolas, mais bibliotecas, mais cultura e menos prisão. Isso é um ato revolucionário”. Com essas palavras, a secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, marcou sua participação na noite de ontem, no lançamento da Primavera da Libre (Liga Brasileira de Editoras), evento que reúne editoras de todo o país e chega a Belo Horizonte pela primeira vez em 10 anos.

Trata-se de um evento literário e artístico que tem como objetivo aproximar o público dos livros, democratizando o acesso às artes literárias. Na edição mineira, a Primavera integra a programação do Festival Literário Internacional (FLI-BH), que começa hoje e vai até domingo, 28, no Parque Municipal de Belo Horizonte.

Lançamento aconteceu na última quarta-feira (24-06). Foto: Zirlene Lemos

A secretária ressaltou a parceria entre a SEE e a Libre, por meio da coordenação de Bibliotecas Escolares Mineiras. “Estamos melhorando a olhos vistos, Minas Gerais agora tem de volta uma coordenação de bibliotecas e nosso objetivo é que essa Primavera chegue não somente a BH, mas a todos os municípios mineiros”, afirmou.

Por meio desta parceria mais de quatro mil alunos de escolas estaduais de Belo Horizonte e da Região Metropolitana participam do FLI-BH e recebem um vale-livro no valor de R$ 15,00 para comprarem os livros que desejarem. Além dos estudantes, os professores que os acompanham também recebem um vale de R$ 50,00. Durante o evento, podem ser adquiridas obras de 55 editoras, mais de oito mil títulos, inclusive lançamentos, com até 50% de desconto. Também estão previstos debates, palestras, oficinas para crianças, adultos, professores, bibliotecários e mediadores de leitura.

A abertura da Primavera da Libre também contou com o lançamento da obra “O livro em Minas Gerais – uma pesquisa por regiões sobre o comportamento do leitor – O que se lê, o que se produz”. Organizado por Zulmar Wernke, a obra apresenta os hábitos de leitura dos mineiros em Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Teófilo Otoni e Uberlândia, além das dimensões e do perfil do mercado livreiro e editorial no estado. 

Ao final, ocorreu a posse da presidente da Libre para o biênio 2015/2017, Raquel Menezes. “A realização da Primavera da Libre em Belo Horizonte é mais um passo importante que a instituição dá em favor da qualidade editorial. Pretendemos marcar cada vez mais presença em Minas Gerais”, concluiu.