“Seminário Internacional de Educação Integral: Práticas para uma Cidade Educadora” foi realizado no Rio de Janeiro 

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, participou nesta quinta-feira (11/06) do “Seminário Internacional de Educação Integral: Práticas para uma Cidade Educadora”. Realizado na cidade do Rio de Janeiro, o evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre gestores públicos de educação, diretores escolares, educadores e agentes educativos de diferentes cidades brasileiras. O Seminário teve início ontem (10/06).

Macaé Evaristo participou do painel de debate que discutiu “Educação Integral e Diversidade”. Durante sua explanação, a secretária destacou a diversidade de Minas Gerais e a importância de uma educação que dialogue com essa diversidade. “Em Minas Gerais, temos populações indígenas que nasceram no nosso Estado, mas também algumas que se mudaram para lá. Temos comunidades de pescadores, população cigana. A educação integral deve dialogar com a vida das pessoas”, afirmou.

Seminário foi realizado no Rio de Janeiro. Foto: Centro de Referências em Educação Integral

 

A gestora ressaltou ainda a importância de o aprendizado extrapolar os muros das escolas. “Um ponto fundamental é olhar para onde a gente está e perceber que existem outras formas e mecanismos de aprender. Pessoas e lugares produzem diferentes conhecimentos e culturas. Em Minas Gerais, começamos um debate de como podemos avançar de estudantes de tempo integral para um conceito de educação integral, que articule diferentes políticas”, concluiu Macaé. Também participou da mesa, a Coordenadora Executiva do Movimento Down, Maria Antônia Goulart.

O “Seminário Internacional de Educação Integral: Práticas para uma Cidade Educadora” foi organizado pelo Movimento de Ação e Inovação Social (MAIS) e Centro de Referências em Educação Integral. Durante o evento, foram apresentados painéis e conferências de discussão e atividades práticas, com o objetivo de fortalecer a experimentação do conceito relativo à educação integral.