Encontro realizado pela Secretaria visa capacitar representantes das SREs responsáveis por auxiliar as redes municipais e privadas no preenchimento do Sistema
A Secretaria de Estado de Educação dá continuidade nesta quarta-feira (10/06) a capacitação envolvendo os servidores das Superintendências Regionais de Ensino responsáveis pelo Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) e que auxiliam as escolas públicas e privadas no preenchimento dos dados no Sistema Educacenso.
O Educacenso é sistema on-line do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que visa coletar, organizar, transmitir e disseminar os dados do censo escolar. As escolas da educação básica têm até o dia 12 de agosto para preencher os dados no sistema. Nas redes municipais e privadas de Minas Gerais, são os gestores das escolas que preenchem o sistema. Já na rede estadual de ensino, as informações são registradas no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), e a própria Secretaria de Estado de Educação faz a migração dos dados para o sistema Educacenso.

“A agenda de hoje é voltada a reforçar os conceitos contidos no Sistema e mostrar como os campos novos devem ser preenchidos. Os dados contidos no Educacenso nos ajudam a construir políticas mais focadas e eficazes, por isso o preenchimento correto é importante. São os servidores da regional que auxiliam as redes municipais e privadas nesse preenchimento”, ressalta a diretora de Informações Educacionais da Secretaria, Joyce Rodrigues.
O encontro, que acontece no Auditório da Escola Estadual Maurício Murgel, teve início ontem. No primeiro dia foram discutidos aspectos do Simade, como o preenchimento do histórico escolar e o agrupamento da Língua Estrangeira.
Simade
O Sistema Mineiro de Administração Escolar é dinâmico, ou seja, a escola pode atualizar as informações sobre a vida escolar de alunos e funcionários sempre que houver mudança e, com isso, mantém seus dados em dia, além de tornar a gestão escolar transparente para a Secretaria e Superintendências Regionais de Ensino.