A partir de parceria, escola estadual de Belo Horizonte oferece preparatório aos alunos do ensino médio

As inscrições para a edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão até a próxima sexta-feira (05/06). De acordo com o Ministério da educação (MEC), até o momento são 5,1 milhões de candidatos inscritos para as provas que serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. O valor da inscrição é de R$63. Estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015, matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem carentes.

Em Minas Gerais, as escolas estaduais buscam intensificar a preparação. Na Escola Estadual Celso Machado, em Belo Horizonte, por exemplo, é oferecido o ‘Pré-Enem Comunitário’, uma parceria com a organização não governamental ‘Educafro’. Com a oferta das aulas no período noturno, o curso conta com cerca de 50 estudantes, entre alunos do 3º ano do ensino médio e moradores da comunidade. Entre eles está Damille Alves dos Santos.  “O cursinho é ótimo. Comecei em março e com as aulas, a gente consegue aprofundar as matérias estudadas na sala de aula, como Matemática, por exemplo,” explica a estudante que, apesar de não ter definido o curso que deseja fazer, sabe que será algo a área da educação. “Será algo na área da pedagogia. Eu vejo o trabalho dos meus professores e admiro muito. Essa vontade de passar o conhecimento para o próximo, eu também tenho”, completa. 

O quadro de professores é composto por voluntários e alguns são ou já foram professores na própria escola, como é o caso da professora de Geografia, Lilian Aparecida Martins Nogueira Tomé. Em suas aulas no cursinho, a educadora destaca que nessa fase de preparação, diversificar as fontes de informação é fundamental para que o aluno construa uma ‘bagagem’ para a prova. “Deve assistir a jornais, ler revistas, artigos sobre temas variados. A Geografia, diferente de outros conteúdos, não tem um conhecimento pronto, e por isso precisa de constante atualização”, explica a professora.

Além de preparar os alunos em disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Biologia, o cursinho possibilita aos estudantes uma discussão sobre ética e cidadania.  “O ‘Educafro’ surgiu para atender a alunos negros, mas hoje também atende jovens das camadas populares. Então, nas discussões de ética e cidadania, os alunos estudam a história do negro no Brasil. Também têm aulas de sociologia e filosofia. Esse trabalho realizado em sala de aula é uma forma de prepara-los, não só para o Enem, mas para serem cidadãos conscientes de seus direitos. Queremos que eles sejam um fermento no meio da massa, que sejam multiplicadores”, deseja o diretor da escola, José Roberto.

Enem 2015

De acordo com Ministério da Educação (MEC), no ato da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone, celular ou fixo, bem como cadastrar um e-mail, o qual não pode ser usado por outro participante. O sistema pedirá ainda que o candidato crie uma pergunta e uma resposta de segurança.

Clique aqui e confira o edital na íntegra.

Aplicação das provas

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. Nos dois dias de exame, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrar em sala e guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece de quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Clique aqui para mais informações sobre o Enem 2015.