O primeiro passo para participar da iniciativa é fazer a adesão a iniciativa até o dia 31 de maio
A escola é um espaço de socialização que deve oferecer ao aluno a oportunidade de adquirir conhecimentos para toda a vida. Discutir o trabalho infantil, por exemplo, em sala de aula pode ajudar nessa construção. Principalmente se o estudante for estimulado a criar diferentes produções que abordem a temática. Então, professor, que tal participar do Prêmio MPT na Escola?
A iniciativa tem por objetivo incentivar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, além de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos.
O Prêmio é uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria de Estado de Educação. Para participar, as escolas devem aderir ao projeto “MPT na Escola: de mãos dadas contra o trabalho infantil” até o dia 31 de maio de 2015, mediante preenchimento da ficha de adesão disponibilizada no blog www.premiomptnaescola.blogspot.com.
O Prêmio
Os trabalhos deverão ser de autoria dos alunos e destacar um ou mais aspectos do trabalho infantil, como causas, consequências, formas, cenários, políticas publicas, programas, projetos e ações de prevenção e repressão ao trabalho infantil. Poderão ser abordados, também, temas relacionados à profissionalização do adolescente.
O Prêmio receberá inscrições de trabalho em quatro categorias: conto ou poesia; esquete teatral; música e pintura. Cada escola somente poderá inscrever até quatro trabalhos, sendo um por categoria. Além de preencher a ficha de adesão, as escolas deverão preencher a ficha de inscrição dos trabalhos (um por categoria), até 30.06.2015.
Confira aqui o regulamento do Prêmio