“Museus para uma sociedade sustentável” é o tema da Semana deste ano

Para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de Maio), acontece em todo o país a Semana Nacional dos Museus, que está em sua 13ª edição, sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura. Em Minas Gerais, entre os museus que integram a programação do evento está o Museu da Escola Professora Ana Maria Casassanta Peixoto. O espaço fica no campus da Magistra, a Escola de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O museu também conta com o vasto acervo do Laboratório de Ciências Leopoldo Cathoud. Crédito: Divulgação Magistra

Nesta edição, a ‘Semana Nacional dos Museus’ traz como tema: ‘museus para uma sociedade sustentável’. “Falar da sustentabilidade é muito importante, não só por ser o tema da Semana, mas por ser uma prática que o nosso museu tem adotado. Ele conta com mais de seis mil peças e nos últimos anos parte desse acervo foi restaurado. Esse trabalho, que é uma medida de sustentabilidade, também anos ajuda a preservar a memória e a história da educação em nosso Estado”, explica a coordenadora do Museu, Marina Luzia Nogueira.

O espaço leva o visitante a um passeio pela história da educação mineira. Peças como mobiliários, jogos educativos, livros, cadernos, cartazes, cartilhas, mapoteca, manuais de ensino, fotografias, além de documentos textuais e arquivo de depoimentos orais, ajudam a contar as várias fases da educação no Estado.

O museu também conta com o vasto acervo do Laboratório de Ciências Leopoldo Cathoud. Criado oficialmente em 1946, no Instituto de Educação de Minas Gerais, o Cathoud é constituído de equipamentos de física, química, astronomia, amostras mineralógicas, zoológicas, botânicas, paleontológicas, entre outros. Os visitantes podem conferir peças como telescópios, animais empalhados e esqueletos.

Um espaço para homenagear grandes nomes da educação de Minas Gerais completa a programação das atividades. A partir de exposições de fotobiografias, os visitantes poderão conhecer um pouco sobre as vidas e as obras de Bartolomeu Campos Queirós, Ana Maria Casasanta, Helena Antipoff, Alda Lodi, Alaíde Lisboa de Oliveira, Lúcia Casasanta e Elza de Moura.

O Museu fica na Avenida Amazonas, 5855, Gameleira – Belo Horizonte. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h as 12h e das 14h as 17h. Visitas guiadas para grupos podem ser agendadas previamente pelo telefone: (31) 3379-8593.

Semana Nacional de Museus

De acordo com o Portal do Ibram, esta edição tem 1.387 instituições participantes com 4.570 atividades. Clique aqui e confira a programação da 13ª Semana Nacional dos Museus na íntegra.