Entre os oito educadores mineiros selecionados sete são da rede estadual de ensino

Sete professores da rede estadual de ensino participarão do curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”. Promovida pela Câmara dos Deputados, a iniciativa têm como objetivo oferecer aos educadores formação em educação para democracia. Esse foi o primeiro programa destinado a professores da rede pública realizado pelo Legislativo no âmbito federal e em 2015 está indo para sua 5ª edição.

Foram selecionados por sorteio eletrônico, oito educadores por estado e Distrito Federal. Entre os professores mineiros selecionados, sete são da rede estadual de ensino e um da rede municipal. O curso é voltado para educadores que atuam no ensino fundamental ou médio em escola pública como professor regente, coordenador ou orientador pedagógico.

Márcia Elisa Fernandes Gonçalves é professora de História da Escola Estadual Dr. Antônio Batista do Nascimento, no município de Piedade do Rio Grande. A educadora decidiu participar do curso para aperfeiçoar seus conhecimentos. “Esse curso vai me ajudar a trabalhar de maneira mais pedagógica a temática. Acho interessante trabalhar a questão da cidadania com os alunos para que eles tenham conhecimento de como funciona a divisão dos poderes, seus deveres e direitos. Assim eles poderão aplicar os conhecimentos na vida pessoal”, conta Márcia.

O curso será realizado no período de 25 de maio a 03 de julho de 2015 e terá carga horária de 30 horas, na modalidade a distância.

Os professores selecionados devem realizar o cadastro na plataforma de Educação a Distância do curso até o dia 18 de maio.

Confira aqui a lista dos educadores sorteados.

Encontro presencial

Os 54 participantes com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e Distrito Federal, serão convocados para participar do “Missão Pedagógica no Parlamento”.

Os educadores contarão com uma semana de formação em Brasília e de um módulo de elaboração de projetos à distância, nos quais aprenderão e socializarão saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania. Além disso, irão conhecem de perto a Câmara dos Deputados e o Poder Legislativo. As despesas para participação no encontro em Brasília serão custeadas pela Câmara dos Deputados.

Os educadores que concluírem com êxito o programa serão certificados pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados, em 120 horas.