Boletim traz informações sobre o projeto Saber para cuidar: doença falciforme na escola’

Os Interessados em acompanhar as ações do projeto ‘Saber para cuidar: doença falciforme na escola’ podem acessar a edição de maio/junho do ‘Informativo do Saber’. O material traz para o espaço público a discussão sobre a doença e orienta os educadores sobre o contexto de vida desses alunos e quais medidas podem contribuir para o bom convívio e o aprendizado nas escolas.

Nesta edição, os leitores vão encontrar uma matéria que explica como é causada a anemia falciforme. Nessa doença, a hemoglobina tem uma mutação genética fazendo com que ela deixe de exercer, de forma satisfatória, a função de transportar oxigênio.

O boletim também traz dois depoimentos, um do professor de educação básica, Rogério dos Santos, das redes municipais de Esmeraldas e Ribeirão das Neves, no qual destaca ter feito parte da primeira turma do curso ‘Saber para cuidar: doença falciforme na escola’. Ou outro depoimento é o da pedagoga Solange de Oliveira que tem anemia falciforme. Em seu relato, a educadora apresenta sua trajetória de vida e como aprendeu a lidar com a doença.

O projeto “Saber para Cuidar: doença falciforme na escola” é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE), com o Centro de Apoio para Hemoglobinopatias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Fundação Hemominas e a Secretaria de Estado de Saúde. Pela Secretaria de Estado de Educação, a supervisão do projeto está sob a responsabilidade da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino.

Clique aqui e acesse o informativo.

(Ilustração de capa: Informativo do Saber)