Exame será aplicado até o dia 29 de maio e tem foco em alunos na faixa dos 15 anos

Durante o mês de maio, mais de 30 mil alunos de 965 escolas de todo o país participam do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Programme for International Student Assessment – Pisa). Coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Pisa é realizado a cada três anos e testa os conhecimentos e competências de alunos na faixa dos 15 anos de idade nas áreas de Leitura, Matemática e Ciências. Nesta edição, também passam a compor a avaliação novas áreas do conhecimento, sendo elas: Competência Financeira e Resolução Colaborativa de Problemas.

Apenas em Minas Gerais, estudantes de 38 escolas públicas e privadas participam da avaliação que será aplicada até o próximo dia 29. Em 2015, a aplicação das avaliações será 100% por meio de computador. Com foco em Ciências, o exame terá mais questões envolvendo conteúdos da disciplina.

De acordo com a superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Maria Inez Barroso Simões, o envolvimento das escolas e alunos sorteados para participarem do Programa é importante para o país. “É importante que todos participem. O Pisa é uma importante avaliação educacional no mundo. Para que o Brasil continue a fazer parte do Programa é preciso que pelo menos 85% das escolas da amostra participem das avaliações, bem como 80% dos estudantes”, ressalta.

Definição das escolas e dos alunos

Os alunos e escolas que participam da avaliação são definidos por sorteio. Para isso, os países participantes encaminham ao consórcio internacional responsável pela realização do exame dados gerais das escolas públicas e particulares que atendem alunos na idade avaliada (nascidos entre 01/01/1999 a 31/12/1999). Esse consórcio faz um sorteio das escolas por amostragem.

No caso dos alunos, o sorteio é feito por software oferecido pelo consórcio internacional. Fazem a avaliação até 42 estudantes por escola. O Pisa é realizado em 70 países. No Brasil, a coordenação regional do Programa é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (Inep) .

Na última edição, em 2012, mais de 18,5 mil estudantes de 65 países participaram do Programa.

Para mais informações sobre a avaliação clique aqui.

(Imagem de capa: Inep)