Iniciativa vem reforçar ações da Secretaria de Estado de Educação na área
Educadores de 13 escolas estaduais de Belo Horizonte concluíram hoje a capacitação promovida pelo ‘Programa de Prevenção à Violência nas Escolas’. A iniciativa, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) busca orientar os profissionais da educação para atuarem como mediadores da temática nas escolas em que trabalham. A ideia é estimular o protagonismo juvenil frente às ações de promoção da cultura de paz no ambiente escolar. A capacitação é realizada no campus da Magistra, Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, em Belo Horizonte.
O encontro teve início no último dia 04 e durante três dias os educadores foram capacitados para tratar de temas que abordam aspectos como a juventude e a violência nas escolas. Os participantes do encontro irão auxiliar os alunos na realização de uma pesquisa sobre a violência nas escolas. Essa pesquisa envolverá aspectos como os desafios e as possibilidades de ser jovem hoje no Brasil e a própria temática da violência no ambiente escolar.

O trabalho de prevenção da violência nas escolas será realizado com grupos de dez alunos, em cada escola. Eles irão atuar como pesquisadores buscando conhecer o que acontece no ambiente escolar no que se refere à violência. “A partir da aplicação de um questionário a outros estudantes das escolas, esses alunos irão identificar aqueles que já foram vítimas ou autores de atos de violência. Queremos, a partir das entrevistas e da observação, estimular o lado pesquisador desses alunos, um olhar do ponto de vista mais sociológico”, explica a socióloga e coordenadora do programa de Juventude e Políticas Públicas da FLACSO, Miriam Abramovay.
Após a realização da pesquisa, as escolas participantes produzirão um relatório final. Tanto este documento, como os dados dos questionários aplicados serão apresentados em reuniões que serão feitas pelas escolas com a presença dos professores, pais e alunos.
O ‘Programa de Prevenção à Violência nas Escolas’ é desenvolvido em sete estados Brasileiros. A definição das Unidades Federativas participantes da iniciativa, bem como das escolas participantes, teve como base o Censo Escolar de 2013 a partir de uma amostra aleatória probabilística.
Parceria para a paz
Ao firmar parceria para a realização da iniciativa, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) buscar reforçar suas ações na área de prevenção de conflitos e de promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar. “Diante da inexistência de uma política de atendimento no que se refere à violência, mesmo sendo ela um fenômeno multicausal, a Secretaria vem se organizando em um formato participativo, coletivo e intersetorial. Firmar essa parceria com a FLACSO possibilita a realização de uma das diversas ações no sentido de preparar tanto os profissionais da educação como os alunos, a proporem iniciativas para uma sociedade que tem a violência em seu contexto”, avalia a superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da SEE, Iara Félix Viana.
Dentre as ações da SEE para a temática está a criação de uma comissão com representantes de todos os segmentos participantes da roda de conversa para discutir e apontar propostas de políticas sobre o assunto que possam ser adotadas.
Leia também:
Roda de conversa dá início a trabalho voltado para a prevenção à violência no ambiente escolar.