Em debate esteve a importância de se valorizar a educação do campo em Minas Gerais
A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, recebeu, nesta quinta-feira (16-04), representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para uma reunião na Cidade Administrativa. Pela manhã, a secretária já havia participado da uma reunião da da Comissão Permanente de Educação do Campo e o encontro com representantes do MST reforçou algumas pautas.
“O MST vem, na verdade, reafirmar a demanda apresentada pelos movimentos sociais na reunião da educação do campo, enfatizando a necessidade de investirmos em uma política de alfabetização e educação de jovens e adultos para as áreas rurais, que é onde se encontra o maior percentual de população analfabeta em nosso Estado”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo. Entre as demandas trazidas pelo MST estão a construção de escolas rurais e formação de professores para a educação do campo.

Atualmente, a maioria das escolas do campo em Minas Gerais são das redes municipais, mas segundo a secretária existem cerca de 350 unidades vinculadas à rede estadual. O intuito da Secretaria é ter uma análise precisa da situação de infraestrutura dessas unidades, da demanda por formação continuada e pela criação de um projeto pedagógico adequado para a realidade dessas populações. Segundo Macaé Evaristo, busca-se criar na Secretaria um setor específico para tratar questões relativas à educação do campo. “A questão estava diluída junto a outras pautas, mas nós entendemos que a educação do campo, a educação escolar indígena e quilombola precisam ter uma atenção diferencidada, porque nessas áreas e para essas populações é onde há os indicadores de maior desiguldade educacional”, explicou.
Formada em pedagogia da terra, Sônia Maria Roseno foi uma das representantes do MST na reunião. Para ela, a proximidade com a Secretaria tende a fortalecer as demandas dos movimentos sociais relativas à educação. “É mais uma conquista para os movimentos sociais. Uma das formas que o movimento vem se legitimando para alcançar as conquistas é através das políticas públicas. Aqui na Secretaria, com essa parceria, teremos muita representatividade para ajudar a construir as políticas do ensino infantil, fundamental, médio e superior”, afirmou. Além dos representantes do MST, participou da reunião o diretor técnico da Rural Minas, Alexandre Chumbinho.