Cerca de 300 estudantes participaram do primeiro encontro do projeto Ação e Cidadania
Nesta quarta-feira (15-04), alunos de seis escolas estaduais de Belo Horizonte participaram das ações do “projeto Ação e Cidadania”. A iniciativa traz para os jovens do ensino médio atividades em grupo, dinâmicas de raciocínio e palestras mensais que discutem temas como o mercado de trabalho e empreendedorismo. Cerca de 300 estudantes assistiram à palestra que foi realizada no PlugMinas.
O encontro teve início com uma visita guiada pelo espaço do PlugMinas, logo após os jovens tiveram a oportunidade de assistir uma apresentação cultural do Projeto Batuque Salubre, do Instituto Unimed-BH. Por fim, o professor de Empreendedorismo do Ibmec e mentor de empreendimentos, João Bonomo, ministrou uma palestra sobre empreendedorismo.
Joar de Souza é aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Augusto de Lima, em Belo Horizonte. O estudante participou da palestra realizada hoje e ressalta a importância da escola incentivar a participação dos alunos em atividades como essa. “Achei muito interessante. É um conhecimento a mais que a escola está proporcionando e que normalmente não temos acesso no dia a dia”, afirma.

Escolas participantes
Escola Estadual Olegário Maciel, Escola Estadual Prof. José Mesquita de Carvalho, Escola Estadual Silviano Brandão, Escola Estadual Maurício Murgel, Escola Estadual Prof. Affonso Neves, Escola Estadual Augusto de Lima e Fundação CDL Pró-criança.
O projeto
O projeto Ação e Cidadania é idealizado pelo Fórum Mineiro de Jovens Lideranças (FMJL), coordenado atualmente pela Junior Achievement e é apoiado por 18 patrocinadores. O projeto social voluntário nasceu em 2003 e trabalha na área da educação. Os alunos assistem a palestras mensais sobre temas como cidadania, ética e carreira.
Junior Achievement
Criada nos Estados Unidos, em 1919, a Junior Achievement é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. Hoje está presente em mais de 120 países, em todas as capitais dos estados brasileiros e atende mais de 10 milhões de jovens por ano, preparando-os para serem futuros empreendedores.