Durante o evento, Macaé Evaristo destacou a importância de se construir planos municipais de educação efetivos

“Apresentação do direcionamento das políticas educacionais em articulação com estados e municípios”, esse foi o tema da palestra ministrada pela secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, durante o "XXIV Fórum da Undime Minas Gerais". O evento é organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e será realizado até o dia 17 de abril, em Belo Horizonte.

Durante a palestra, Macaé Evaristo destacou a importância do Estado e municípios trabalharem em conjunto a construção dos planos de educação. “É preciso trabalhar em uma perspectiva de construção da educação pública e o planejamento que vamos fazer para a construção das metas dos planos estadual e municipais de educação deve ser sucedido por uma agenda de pensar o conjuntamente o atendimento educacional. É importante pensar os sistemas estadual e municipais de uma maneira articulada”, afirmou.

A secretária de Estado de Educação apresentou ainda números da educação em Minas Gerais, como os resultados conquistados pelo Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), uma comparação das taxas de atendimento dos alunos em Minas Gerais, no Brasil e na região sudeste, entre outros.

Palestra foi ministrada para mais de 450 secretários municipais e equipes técnicas. Foto: Geanine Nogueira/ ACS SEE

 

Cerca de 450 secretários municipais de educação e equipe técnica participam do Fórum, que abordará, ao longo de três dias, temas como o uso dos resultados das avaliações pelos municípios e a construção dos planos municipais de educação. “Nesse Fórum vamos adquirir conhecimentos inovadores e informações precisas para que possamos construir uma educação pública cada vez mais de qualidade”, ressaltou a secretária Municipal de Educação de Camacho e presidente em exercício da Undime- MG, Maria Luiza Rosa Lamounier.

Planos de Educação

No Fórum, a secretária Macaé Evaristo ressaltou a importância dos municípios construírem um plano municipal de educação efetivo. “O momento de construção do plano municipal não é um momento teórico. É preciso pensar concretamente qual é a visão de futuro que nós queremos para cada município mineiro e como a educação entra nessa equação do desenvolvimento sustentável de cada uma das regiões”, afirmou.

Sobre o plano estadual de educação, Macaé destacou que a construção do Plano será coletiva. “Estamos buscando construir um plano participativo. Temos um prazo que é 24 de junho e já temos um calendário trabalhado entre o Fórum Estadual de Educação, do qual a Undime também participa, e a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Nesse momento o Fórum Estadual de Educação tem se dedicado a produzir um diagnóstico da educação do nosso Estado, considerando as metas e estratégias estabelecidas no Plano Nacional, dessa forma será possível construir uma visão sobre como essas metas e estratégias poderiam se comportar no âmbito de um plano estadual de educação. A partir daí teremos uma agenda de mobilização e participação”, concluiu.