Secretária recebeu lideranças indígenas e prefeitos do Norte de Minas nesta quarta-feira

Melhorias no atendimento educacional nas escolas indígenas xacriabás estiveram na pauta da Secretaria de Estado de Educação nesta quarta-feira (25-03). Em reunião realizada no início desta tarde, representantes da etnia xacriabá apresentaram demandas relativas às escolas indígenas. Entre os temas discutidos estiveram questões relacionadas à infraestrutura das escolas, ao transporte e à merenda escolar.

Durante o encontro, que contou com a participação da secretária Macaé Evaristo, ficou acertado que engenheiros da Secretaria vão verificar a situação de infraestrutura das escolas indígenas e também de escolas quilombolas. A secretária também afirmou que a questão do transporte vai ser discutida em um fórum mais amplo, no âmbito da Associação Mineira dos Municípios, no intuito de encontrar melhores soluções para a distribuição de recursos.

Demandas de escolas xacriabás foram discutidas nesta quarta. Foto: Guilherme Brasil/ACSSEE

Na reunião, estiveram presentes também os prefeitos dos municípios de Patis, Matias Cardoso e São João das Missões, além de outros representantes desses municípios ligados à área de Educação. A secretária Macaé Evaristo aproveitou para lembrar os representantes do executivo sobre os planos municipais de educação, que devem ficar prontos até junho. “Peço que vocês verifiquem em suas secretarias municipais de educação o andamento dos planos, pois o prazo para conclusão dos mesmos é curto”, afirmou Macaé durante a reunião.

Os representantes dos municípios comprometeram-se a apresentar todas as demandas que envolvem a Secretaria de Educação. Desta forma, será possível verificar quais os problemas recorrentes e construir as soluções mais adequadas para a realidade dos municípios.

Interlocução produtiva

Um dos presentes na reunião foi o prefeito de São João das Missões, Marcelo Pereira de Souza. O município concentra boa parte das escolas indígenas do Estado e, para o prefeito, que também é da etnia xacriabá, a interlocução com a Secretaria de Estado de Educação tende a favorecer o avanço na educação indígena.

“Hoje, no município de São João são nove escolas regularmente constituídas e mais 25 anexos. No total, atendem quase 2.500 alunos indígenas. Essa ligação com a secretária é muito importante, pois ela conhece a realidade do território e do município. Com todas as dificuldades pelas quais estamos passando, é um braço forte para ajudar a caminhar. É uma possibilidade de dar mais qualidade ao ensino indígena não só em São João das Missões, como todo o Estado”, afirmou o prefeito.