O site da competição que recebe inscrições até 31 de março oferece diferentes formas de aprender e ensinar Matemática

As inscrições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) ficam abertas somente por mais alguns dias. Até 31 de março as escolas devem inscrever seus alunos para participarem da competição. Para se prepararem para as provas, os alunos contam com diversas ferramentas, que são oferecidas pela própria Obmep. Os professores também podem usar vídeos, textos e questões para ensinarem a disciplina em sala de aula.

A primeira opção é o Banco de Questões, que pode ser encontrado na aba ‘material didático’ do obmep.org.br. Desde sua primeira edição, em 2005, a olimpíada disponibiliza uma série de problemas e desafios de Matemática para alunos e professores e todo esse material pode ser acessado. O objetivo do Banco é despertar o prazer pela Matemática, estimular o aluno interessado com perguntas instigantes e proporcionar um treinamento para as provas da Obmep.

Os alunos também podem ver as provas das edições anteriores da competição no site. A partir da edição de 2011, as soluções das provas estão disponíveis em vídeo, com professores explicando cada questão dos três níveis da competição . Nos anos anteriores as soluções das questões também são explicadas em texto. Esse material também está na aba ‘material didático’ do site.

Quem quer ver a explicação do conteúdo antes de partir para as questões, pode acessar o Portal da Matemática. O site, também desenvolvido pela Obmep, disponibiliza vídeos explicativos separados por ano, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Calendário

Com três níveis de participação (nível 1: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e nível 3: alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio), a OBMEP é dividida em duas fases.

Para a primeira fase da Obmep, cada escola indicará na ficha de inscrição apenas o número total de seus alunos inscritos em cada nível. Não há inscrição individual de alunos. As inscrições das escolas podem ser feitas até o dia 31 de março. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 02 de junho.

Entre os dias 12 de agosto e 11 de setembro, as escolas indicam, na página da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase. A aplicação das provas da 2ª etapa será no dia 12 do mesmo mês.

A divulgação dos premiados da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está marcada para o dia 27 de novembro de 2015.

Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática pura e Aplicada (Impa) voltada para o Ensino Fundamental e Médio. Promovida com recursos do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A Obmep foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros). Atualmente, a OBMEP mobiliza mais de 18 milhões de alunos de, aproximadamente, 47 mil escolas (localizadas em mais de 99% dos municípios).

Clique aqui e confira a programação da Obmep 2015.

Minas na liderança

Na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Minas Gerais ocupou, pela oitava vez consecutiva, o primeiro lugar no ranking de medalhas da competição, tanto no número total, quanto no número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Olimpíada foram 153 medalhas de ouro, 413 de prata e 1.080 de bronze, totalizando 1.646 medalhas conquistas na última edição realizada.