Inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março

A organização da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) prorrogou até o dia 31 de março as inscrições para os interessados em participar da competição. A iniciativa é voltada para alunos de escolas públicas e privadas que possuem professores credenciados na iniciativa. Para a inscrição, os interessados devem acessar o site da competição.

Na Olimpíada, os professores credenciados serão responsáveis pela inscrição dos alunos, pela reprodução das provas e cartões-respostas da primeira fase, pela aplicação das avaliações e registro dos resultados da primeira fase na página oficial da OBB. Para credenciamento dos professores, cada escola deverá preencher o cadastro de inscrição on line na página oficial da OBB.

A prova da primeira fase será composta por 30 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas de resposta para cada questão. A prova é a mesma para todos os anos do ensino médio e se realizará no dia 11 de abril, nas escolas credenciadas. Estas instituições de ensino poderão optar pela aplicação da prova no período da manhã ou no período da tarde. A duração da prova da primeira fase será de 4 horas.

Cerca de 5% dos alunos participantes com maior desempenho serão convocados para a segunda etapa da OBB. A prova da segunda fase será realizada no dia 17 de maio, das 08 horas às 13horas, em local a ser definido pelo coordenador estadual da Olimpíada e consistirá de caderno teórico com no máximo 120 questões objetivas. A duração da prova será de 5 horas.

A ‘XI Olimpíada Brasileira de Biologia’ é uma realização da Associação Nacional de biossegurança (ANBio) e tem o apoio do Conselho Nacional e Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Conselho Nacional e Desenvolvimento Científico e Tecnológico entre outros parceiros. A iniciativa tem entre seus objetivos despertar o interesse dos estudantes pela Biologia e aproximar a universidade do ensino médio.

Perfil dos estudantes

Para participar da Olimpíada Brasileira de Biologia, o estudante interessado deverá ter até o dia 1º de julho de 2015, no máximo, 19 anos de idade, e cursar o ensino médio. Também podem participar aqueles que completaram o ensino médio e que não tenha iniciado o curso de graduação. O aluno que já tiver concluído os três últimos anos da Educação Básica não poderá participar do treinamento nem das olimpíadas internacionais e iberoamericanas de biologia.

Para outras informações acesse o site: http://www.anbiojovem.org.br/.